Teorias em prática – Testes em caminhão inovador são iniciados
A Daimler Trucks dá início aos testes do protótipo do Mercedes-Benz GenH2 Truck, caminhão movido a célula de combustível
- Data: 25/05/2021 15:05
- Alterado: 25/05/2021 15:05
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
Caminhão Mercedes-Benz GenH2 Truck
Crédito:Divulgação
No final de abril, a Daimler Trucks iniciou os testes com o primeiro protótipo do Mercedes-Benz GenH2 Truck, caminhão movido a célula de combustível com base em hidrogênio apresentado em setembro de 2020. Trata-se de um marco de progresso rumo à produção em série do veículo. A fabricante alemã está focando na célula de combustível com base em hidrogênio para a eletrificação de seus caminhões, atendendo desde a distribuição urbana até o transporte rodoviário de longas distâncias. A proposta é atingir autonomia de até mil quilômetros ou mais em um só tanque de hidrogênio.
A extensa série de testes pretende ser bastante exigente para o veículo e seus componentes e se concentra na operação contínua, diferentes condições climáticas e de vias e várias manobras de direção. De acordo com o plano, o protótipo também será testado em vias públicas antes do final deste ano. Os testes com clientes estão programados para se iniciarem em 2023. Os primeiros Mercedes-Benz GenH2 Truck produzidos em série devem ser entregues a partir de 2027. “Estamos constantemente focados em nossa estratégia de tecnologia para a eletrificação de nossos caminhões. Queremos oferecer aos nossos clientes os melhores caminhões neutros de emissões locais de CO2 – movidos por baterias ou célula de combustível com base em hidrogênio, dependendo da aplicação. Estamos dentro do cronograma e estou muito satisfeito que os rigorosos testes com o Mercedes-Benz GenH2 Truck tenham começado com sucesso”, explica Martin Daum, presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e integrante do Conselho de Administração da Daimler AG.
A intenção dos engenheiros de desenvolvimento da Daimler Trucks é que o GenH2 Truck e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros convencional movido a diesel. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros na estrada em um período de dez anos e um total de 25 mil horas de operação. Durante as primeiras semanas de testes, o veículo já percorreu centenas de quilômetros sob carga contínua em uma bancada de teste da estrada para a plataforma e passou por muitas situações extremas com base nas condições operacionais da vida real. Os exemplos incluem frenagem de emergência e passagem sobre o meio-fio ao longo da pista de teste.
Totalmente projetado do zero, o GenH2 Truck apresenta componentes completamente novos, nos quais os desenvolvedores estão se concentrando particularmente durante os testes. Esses componentes incluem o sistema de célula de combustível, o trem de força totalmente elétrico e todos os sistemas associados, como a unidade especial de arrefecimento. O peso específico dos novos componentes e sua posição no veículo afetam as propriedades de manejo do caminhão. As vibrações causadas por estradas esburacadas e principalmente por situações extremas submetem o caminhão com célula de combustível a forças diferentes daquelas dos veículos convencionais. Para obter informações abrangentes sobre isso em um estágio inicial, o protótipo atual é carregado durante os testes com até 25 toneladas para um peso bruto do veículo de cerca de 40 toneladas, que é idêntico às especificações planejadas para a versão de produção em série do GenH2 Truck.
A Daimler Trucks prefere usar hidrogênio líquido porque, nesse estado, obtém uma densidade energética muito maior em relação ao volume do hidrogênio gasoso. Como resultado, os tanques de um caminhão com célula de combustível usando hidrogênio líquido são muito menores e, devido à pressão mais baixa, significativamente mais leves. Isso dá aos caminhões mais espaço para a carga útil. Ao mesmo tempo, mais hidrogênio pode ser transportado, aumentando bastante a autonomia dos caminhões. Isso deixa os GenH2 similares aos caminhões a diesel convencionais, adequados para transporte de longas distâncias que se prolonga por vários dias, difíceis de planejar e cuja produção diária de energia necessária é alta.
Os especialistas da Daimler Trucks estão avançando no desenvolvimento de tecnologias de tanques para hidrogênio líquido com base em um plano de desenvolvimento predefinido. Até o final deste ano, os engenheiros planejam ter o novo sistema de tanque protótipo suficientemente maduro para ser usado para continuar os exigentes testes em andamento do GenH2 Truck. Os testes de veículos serão feitos exclusivamente com sistemas de tanques de hidrogênio líquido até que a fase de produção em série seja atingida. Antes disso, os extensos testes internos do GenH2 Truck usarão um sistema de tanque de hidrogênio gasoso como solução provisória. Assim, a Daimler Trucks pretende demonstrar que ambas as versões – gasosa e líquida – são tecnicamente viáveis.