Temporada presencial do espetáculo O Menino e a Cerejeira valoriza a cultura de esperança
Nos sábados do Sesc Consolação, de 23 de abril a 28 de maio, às 11h, crianças de todas as idades estão convidadas a celebrar a primavera da vida
- Data: 18/04/2022 10:04
- Alterado: 18/04/2022 10:04
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc Consolação
Crédito:
O palco do Teatro Anchieta, do Sesc Consolação, em São Paulo, recebe o espetáculo O Menino e a Cerejeira, de 23 de abril a 28 de maio, aos sábados, 11h. Em meio à retomada das apresentações com a presença do público, graças à segurança da vacinação em curso, a montagem chega em boa hora. Sua mensagem é de esperança, resiliência e coragem diante das adversidades.
Em O Menino e a Cerejeira são utilizados elementos da cultura oriental para conversar diretamente com o público por meio da arte. O cenário é composto por taikôs (tambores do Japão), painéis e bonsai, que ajudam a compor o enredo de forma lúdica e vibrante. Com diálogos sinceros e uma trilha sonora original, o espetáculo é uma inspiração sobre esperança e amizade, deixando a expectativa de um mundo mais justo e humano. Para todos.
Adaptação e primeira montagem teatral da obra do escritor japonês, poeta e pacifista, Daisaku Ikeda, hoje aos 94 anos, a peça tem direção e dramaturgia de Stella Tobar.
“Há seis anos, quando estreamos, jamais imaginaríamos o cenário desafiador que a humanidade vivencia hoje. Uma crise mundial de saúde e guerras tirando o direito à vida e dignidade das pessoas. Estamos enfrentando um rigoroso inverno social, e agora é a esperança que tem que falar mais alto. Por dias melhores”, reflete Stella.
A idealização é da Borbolina Cia, que celebra em 2022 sete anos de existência, seis dos quais, leva à cena O Menino e a Cerejeira, visto por mais de 50 mil pessoas em todo o Brasil. Segundo espetáculo da companhia antes da Covid-19, a peça também engatou temporada online em 2021, por meio da Lei Aldir Blanc.
Sinopse
Em um cenário pós Segunda Guerra Mundial, os japoneses buscam alternativas para viver melhor. De um lado, um senhor já idoso cuida da única cerejeira sobrevivente aos bombardeios. Do outro, o garoto Taiti tenta superar a perda do pai na guerra. A mãe trabalha fora para garantir sustento. Assim, o bondoso senhor se une a Taiti numa amizade marcante, que levará o menino a encontrar sua força e coragem para trazer a luz da esperança para todos da aldeia.
Serviço
O Menino e a Cerejeira
Baseado na obra de Daisaku Ikeda
Com Borbolina Cia
De 23 abril a 28 de maio, sábados, às 11h
Local: Teatro Anchieta (280 lugares)
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: Livre | Melhor aproveitado para crianças a partir de 4 anos
Ingressos: R$ 24 (inteira) | R$ 12 (credencial plena e aqueles elegíveis ao direito de meia-entrada, de acordo com a legislação vigente).
Gratuidade para crianças até 12 anos.
Ingressos disponíveis para venda em sescsp.org.br ou nas bilheterias das unidades do Sesc São Paulo.
Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo*, é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de vacinação contra Covid-19 (duas doses ou dose única para maiores de 12 anos e primeira dose para crianças de 05 a 11 anos). Além disso, é recomendado o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
*O acesso às unidades do Sesc está sujeito a legislação municipal em relação a Covid-19.