Teatro Sérgio Cardoso é indicado ao Prêmio APCA por temporada de dança
Gigantes da dança nacional como o Grupo Corpo, Raça Cia de Dança, Cia de Dança Deborah Colker, Cia de Danças de Diadema e Ballet Stagium se apresentaram este ano no TSC
- Data: 07/08/2023 14:08
- Alterado: 07/08/2023 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: Teatro Sérgio Cardoso
Teatro Sérgio Cardoso é indicado ao Prêmio APCA por temporada de dança
Crédito:Divulgação
O Teatro Sérgio Cardoso, equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas gerido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, foi indicado pela Comissão de Dança da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) à categoria de Projeto / Programa / Difusão / Memória (Dança) do Prêmio APCA pela temporada de dança deste ano. Os vencedores desta e de outras oito categorias – Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Literatura, Música Popular, Rádio Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão – serão divulgados no final do semestre.
De acordo com Glaucio Franca, diretor-geral da Amigos da Arte, a indicação considera um trabalho importante da equipe do Teatro Sérgio Cardoso, que ao longo dos anos tem se dedicado em levar ao equipamento temporadas de grandes companhias brasileiras da área, como Grupo Corpo, Raça Cia de Dança, Cia de Dança Deborah Colker, Companhia de Danças de Diadema e Ballet Stagium.
De março a maio deste ano, as cinco companhias se apresentaram no Teatro. Até o final de 2023, o Teatro Sérgio Cardoso vai apresentar um total de 61 espetáculos de dança.
Para além das temporadas anuais, algumas parcerias, como a estabelecida com o coletivo Múltipla Cia de Dança, fortaleceram o Teatro Sérgio Cardoso como importante palco paulista para as apresentações de dança. O Múltipla reúne companhias de dança profissionais e corpos estáveis com finalidade de apoiar a produção de dança no estado. Um projeto do Múltipla, intitulado ‘Múltipla Apresenta”, foi o vencedor do prêmio APCA de Projeto / Programa /Difusão / Memória de 2022.
“Não temos dúvida que esse esforço traz resultados importantes para as companhias, mas fundamentalmente para o propósito de um teatro público como o Sérgio Cardoso, que tem por missão levar pluralidade cultural e formar público também para essa que é uma das mais antigas linguagens artísticas”, disse Glaucio Franca.