Tatuzão da Linha 2-Verde inicia nova etapa de escavação
Tuneladora começou a escavar nesta segunda-feira (13) com destino a estação Anália Franco
- Data: 13/05/2024 15:05
- Alterado: 13/05/2024 15:05
- Autor: Redação
- Fonte: Metrô
Crédito:Divulgação/Governo de SP
O maior Tatuzão da América Latina iniciou nesta segunda-feira (13) uma nova etapa na construção dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde do Metrô. A “Cora Coralina”, como a máquina foi apelidada, retomou as escavações no Poço Coxim, para chegar à futura estação Anália Franco em junho.
Neste trajeto, o tatuzão vai escavar 45 mil m³ de terra e percorrer 411 metros a uma profundidade média de 30 metros, revestindo o túnel com anéis de concreto.
Desde o início da operação no canteiro da Rapadura, na região da Vila Formosa, a máquina já escavou 930 metros de túneis, passando pela estação Vila Formosa neste caminho e chegando ao Poço intermediário Coxim, onde recebeu ajustes e foi arrastada até a parede seguinte para iniciar a nova etapa.
A tuneladora tem capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina. Ao todo, até 150 pessoas trabalham diretamente em sua operação, que ocorre em três turnos diários, envolvendo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, por exemplo.
A máquina tem cerca de 100 metros de comprimento e 2,1 mil toneladas para escavar e revestir com anéis de concreto a extensão de 7,5 km de túneis. Essa estrutura é composta também pelo chamado “backup”, que é a estrutura de apoio do Tatuzão, composta por esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.
Ampliação da Linha 2-Verde
Com investimento exclusivo do Governo de São Paulo, na ordem de R$ 13,4 bilhões, a ampliação da Linha 2-Verde ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, para construir mais 8,4 km (sendo 8 km operacionais) de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. A meta é concluir a primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, até 2026, enquanto o segundo trecho, de Vila Formosa a Penha, está previsto para 2027. Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem, trazendo mais conforto às pessoas.