Tatuzão da Linha 2-Verde conclui mais uma etapa de escavação
Tuneladora chegou nesta terça-feira ao Poço Coxim e se prepara para escavar sentido Anália Franco
- Data: 17/04/2024 13:04
- Alterado: 17/04/2024 13:04
- Autor: Redação
- Fonte: Metrô
Crédito:Governo de SP
O maior Tatuzão da América Latina concluiu nesta terça-feira (16) mais uma etapa na construção dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde do Metrô. A tuneladora chegou ao poço Coxim, na zona leste da capital paulista, escavando e revestindo de concreto 432 metros de extensão, desde a estação Vila Formosa.
Ao todo, foram colocados 183 anéis de concreto ao longo dos 23 dias de escavação que retirou quase 30 mil m3 de terra no percurso. Agora, a “Cora Coralina”, como foi apelidada, levará cerca de 20 dias até o início da nova etapa de escavação sentido estação Anália Franco. Nesse período a máquina é puxada para se aproximar da parede da futura escavação e recebe alguns ajustes.
A tuneladora tem capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina. Ao todo, até 150 pessoas trabalham diretamente em sua operação, que ocorre em três turnos diários, envolvendo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, por exemplo.
A máquina tem cerca de 100 metros de comprimento e 500 toneladas para escavar e revestir com anéis de concreto a extensão de 7,5 km de túneis. Essa estrutura é composta também pelo chamado “backup”, que é a estrutura de apoio do Tatuzão, composta por esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.
Ampliação da Linha 2-Verde
Com investimento exclusivo do Governo de São Paulo, na ordem de R$ 13,4 bilhões, a ampliação da Linha 2-Verde ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, para construir mais 8,4 km (sendo 8 km operacionais) de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. A meta é concluir a primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, até 2026, enquanto o segundo trecho, de Vila Formosa a Penha, está previsto para 2027. Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem, trazendo mais conforto às pessoas.