Tapeçaria de Burle Marx brilhará em Nova York

Tapeçaria instalada no salão nobre do 9º andar do prédio do Executivo, produzida em 1969, integrará exposição sobre a obra do paisagista no Museu Judaico de Nova York

  • Data: 01/04/2016 17:04
  • Alterado: 01/04/2016 17:04
  • Autor: Marcos Imbrizi
  • Fonte: Secom PSA
Tapeçaria de Burle Marx brilhará em Nova York

Crédito:

Você está em:

Nesta sexta-feira teve início o processo de retirada da tapeçaria de Roberto Burle Marx do salão nobre do 9º andar do prédio do Executivo, para que possa ser transportada para o Museu Judaico de Nova York. O trabalho, a maior tapeçaria produzida pelo paisagista, com 26,38 metros de comprimento e 3,27 metros de altura, integrará a exposição Roberto Burle Marx: modernista brasileiro, no período de 6 de maio a 18 de setembro de 2016, em Nova York.

Paro o prefeito de Santo André, Carlos Grana, é um orgulho para a cidade expor esse importante patrimônio em Nova York. “Trata-se da maior tapeçaria produzida por Burle Marx e que agora poderá ser conhecida pelo público do Museu Judaico”, afirmou.

De acordo com a arquiteta Érica Tortorelli, que acompanha o processo de empréstimo, a tapeçaria foi retirada do chassi em que encontra afixada no 9º andar do prédio do executivo e foi acomodada sobre papelão no piso. O trabalho foi executado pela empresa Millenium, especializada em transporte de obras de arte, contratada pelo Museu de Nova York. Ainda segundo a arquiteta, na próxima semana, será realizado o término de limpeza e o restauro da borda superior da obra.

Depois de um período de descanso para a acomodação das fibras da tapeçaria, a empresa Millenium providenciará a embalagem e descida do edifício e transporte até o depósito da empresa, que contará com acompanhamento de empresa de segurança privada.

O embarque da tapeçaria está previsto para 10 de abril e contará com o acompanhamento de uma museóloga da Prefeitura de Santo André. O retorno da obra para Santo André está previsto para outubro.

O empréstimo da tapeçaria foi aprovado pelos órgãos de preservação do patrimônio nos níveis municipal, estadual e nacional. Foi necessária ainda uma autorização do Iphan para a saída da obra do País. O Museu Judaico de Nova York, em contrapartida, subsidiará a restauração das luminárias do saguão do Teatro Municipal. Para tanto o valor de R$ 38 mil será destinado ao Fundo Municipal de Cultura exclusivamente para este fim.

Além da tapeçaria, que foi restaurada em 2006, o prédio do Paço Municipal de Santo André, projetado pelo arquiteto Rino Levi, e tombado como patrimônio histórico estadual, tem o projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. Outro trabalho de Burle Marx no local é o painel em concreto instalado no saguão do Teatro Municipal.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 01/04/2016 05:04
  • Alterado:01/04/2016 17:04
  • Autor: Marcos Imbrizi
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados