Susep lança prêmio para pesquisas acadêmicas com foco no setor de seguros

Objetivo da iniciativa é incentivar trabalhos sobre o tema, apoiando o desenvolvimento do setor e a educação financeira. Serão seis vencedores e prêmios de até R$25 mil

  • Data: 03/11/2021 11:11
  • Alterado: 03/11/2021 11:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Susep
Susep lança prêmio para pesquisas acadêmicas com foco no setor de seguros

Crédito:Reprodução

Você está em:

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) acaba de lançar o 1º Prêmio Susep de Pesquisa em Seguros. O Prêmio, em parceria com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, tem o objetivo de fomentar a produção acadêmica e a pesquisa, contribuindo para o aprimoramento da regulação, da supervisão e para o desenvolvimento do setor, e promover a educação securitária em nosso país. O regulamento do concurso já está disponível e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 29 de abril de 2022, no site do Prêmio. Serão 6 trabalhos premiados nas categorias pesquisa científica e trabalho de graduação, com premiações de até R$ 25.000,00. 

O Prêmio Susep de Pesquisa em Seguros é voltado para estudantes universitários, pesquisadores e professores de todo o país. Os trabalhos deverão ter relação com o setor de seguros, resseguros, previdência complementar aberta ou capitalização, ter enfoque atual e aplicabilidade para o mercado brasileiro. As pesquisas submetidas deverão ser inéditas, não publicadas em livros ou revistas científicas e não podem ter sido premiadas ou agraciadas com menção honrosa em outras premiações. 

O diretor da Susep, Vinicius Brandi, ressalta a relevância da ação para incentivar o desenvolvimento do setor e apoiar os cidadãos na compreensão dos benefícios do seguro. “É uma grande satisfação para a Autarquia criar mais essa oportunidade de incentivar o desenvolvimento de novos conhecimentos sobre o setor, que podem apoiar o crescimento do mercado e trazer benefícios aos consumidores”, afirma. “Temos enfatizado sempre a importância de lembrar que seguro é proteção e queremos que todos os cidadãos possam ter seu seguro. A pesquisa é uma ferramenta essencial para avançarmos rumo a esse objetivo de promoção da cidadania financeira”, acrescenta. 

A Diretora-Executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, acredita que um público novo e qualificado passa a fazer parte da grande corrente que fomenta um setor segurador ainda mais dinâmico, inovador, e pronto para reduzir vulnerabilidades e retroalimentar o crescimento da economia nacional. “A aproximação do setor de seguros com o universo acadêmico é uma contribuição relevante, qualificada e bem-vinda, capaz de inspirar ações que promovam o desenvolvimento desse importante mercado para o país. A premiação, ao passar a integrar o patrimônio cultural e científico brasileiro, amplia o notório saber de um segmento da economia que historicamente busca ser mais bem compreendido por toda a sociedade”, afirma. 

A Diretora da Rede de Pesquisa da FGV e Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros da FGV (FGV IISR), Goret Pereira Paulo, acredita que a premiação idealizada pela Susep é uma importante contribuição para o desenvolvimento do mercado de seguros e resseguros do país. “Pesquisa e inovação são fortemente correlacionadas, e o incentivo à inovação na indústria de seguros é um dos principais objetivos do FGV IISR, que tem como uma de suas finalidades a produção e difusão de estudos e análises de alta qualidade, relacionadas à inovação e tendências futuras do segmento de Seguros no Brasil”, afirma Goret.  

Para o professor titular do Insper Sergio Firpo, um mercado de seguros sólido e competitivo permite que riscos individuais sejam agregados, garantindo que empresas, famílias e indivíduos possam tomar decisões bem fundamentadas em um ambiente essencialmente incerto. “O prêmio Susep irá premiar pesquisas feitas sobre temas relacionados ao mercado de seguros no país. O Insper tem como parte de sua missão gerar conhecimento sobre o Brasil e, portanto, apoia essa iniciativa. Espera-se, que com esse apoio, mais pesquisas sejam feitas sobre o tema, ajudando a fortalecer esse setor no país”, afirma o docente.

Compartilhar:

  • Data: 03/11/2021 11:11
  • Alterado:03/11/2021 11:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Susep









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados