Stock Car: Ricardo Maurício vence e assume vice-liderança
Em dia de estratégias arriscadas e brigas por posição durante toda a prova, tudo dá certo para o bicampeão
- Data: 22/11/2020 11:11
- Alterado: 22/11/2020 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: Stock Car
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Ricardo Maurício entrou neste sábado (21) na pista de Goiânia ocupando a quarta posição na tabela. Com os descartes, caía para sexto, sempre atrás do líder Thiago Camilo (Toyota Corolla). Mas após os 40 minutos de prova válidos pela 10ª etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, o piloto do Chevrolet Cruze da equipe Eurofarma saltou para a vice-liderança nos dois critérios, o que gera grande expectativa para a 11ª etapa, a ser realizada neste domingo na mesma Goiânia, mas no formato rodada dupla. Mais uma vez a imprevisibilidade e o equilíbrio gerados pelo regulamento 2020 da Stock Car colocam pilotos e equipes no nível máximo de tensão e desempenho.
A corrida deste sábado viu o jovem Guilherme Salas (Chevrolet Cruze da equipe KTF) garantir uma espetacular pole position em um classificatório que chegou a ter 18 carros no mesmo segundo na fase Q1. Na prova, Salas largou muito bem, impôs bom ritmo e liderou até a 12ª volta, quando entrou no box para o pit stop obrigatório. Mas em seu retorno à pista a liderança já estava nas mãos de Ricardo Maurício, que realizou uma parada mais rápida em uma estratégia arriscada, pois poderia ficar sem combustível.
“Fiz a minha primeira pole position e a corrida foi muito legal, mas a gente perdeu (para Ricardo Maurício) no pitstop”, observou o segundo colocado de hoje. “Colocamos mais combustível para poder terminar a corrida de forma segura a corrida, mas a (equipe) Eurofarma arriscou, o que garantiu a vitória deles. Independentemente disso, fiquem muito feliz com o que fizemos aqui em Goiânia“, completou.
CORRIDA TENSA
“Foi uma corrida tensa por causa da estratégia de combustível”, comentou Rosinei Campos, o “Meinha”, chefe da equipe Eurofarma RC. “A gente nunca sabe ao certo se algum carro classificou com menos combustível ou não, então, nós fizemos a nossa corrida. Quando entrou o safety car, fizemos as contas, fomos mapeando o consumo e vimos que era possível terminar sem abastecer no pit stop. Nós assumimos o risco, os pilotos tiveram que economizar, principalmente o Daniel, e conseguimos terminar a corrida. Foi tenso, mas tínhamos que arriscar”, completou.
Salas ainda tentou uma aproximação, mas Ricardinho respondia a cada ataque do rival e não perdeu mais a liderança. “Foi uma prova diferente, tudo aqui encaixou muito bem”, resumiu Ricardo Maurício. “O carro tinha um bom rendimento na classificação e na corrida se mostrou muito confiável. Arriscamos na estratégia, houve uma certa tensão no final, mas deu tudo certo”, comemorou. O atual campeão Daniel Serra, companheiro de Maurício, largou do sexto lugar e completou o pódio no terceiro posto. O resultado o coloca empatado com Maurício na vice-llderança, considerados os descartes.
O DRAMA DO LÍDER
Thiago Camilo enfrentou problemas no ajuste de seu Corolla no classificatório e largou apenas de 21º. Apesar de fazer uma excelente prova, com muitas brigas e trocas de posição com os rivais, Camilo terminou “apenas” em 10º, suficiente para garantir 10 importantes pontos, mas algo não aceitável diante do potencial que mostrou na etapa anterior, em Curitiba, quando venceu duas corridas no final de semana.
“Largando em 21º, com um carro que não tinha condições de brigar pelas primeiras posições, e ainda ganhou um “freio aerodinâmico” logo no início, chegar em décimo foi o melhor resultado possível. Aqui o pacote aerodinâmico que os Cruze receberam por estarem em desvantagem no início da temporada fez muita diferença“, avaliou Thiago Camilo, referindo-se também à lataria do paralamas dianteiro esquerdo do seu carro, que ficou pendurada após uma batida e prejudicava o desempenho do carro nos trechos de alta velocidade. Outro que não teve muitos motivos para comemorar foi Ricardo Zonta, que chegou a Goiânia na vice-liderança da tabela, abandonou logo no início da prova em um acidente e caiu para o quarto lugar com os descartes obrigatórios.
CAMPEONATO
Com o resultado, a pontuação bruta tem Camilo em primeiro, com 233 pontos, seguido por Maurício (223), Serra (212), Rubens Barrichello (208) e Ricardo Zonta empatado com Cesar Ramos no sexto lugar (198). Mas com o descarte obrigatório dos três piores resultados, Camilo soma 233 pontos contra 207 de Maurício e Serra – e assim a vantagem do líder para Maurício, que era de 35 pontos antes da 10ª etapa, agora é de 18. A seguir na classificação com descartes estão Zonta (198), Barrichello (194) e Gabriel Casagrande (192).
Mesmo faltando apenas a 11ª etapa para ser realizada, neste domingo, antes da corrida final, ainda é impossível afirmar quem vai levar o título da Stock Car. Neste domingo a transmissão começou com a definição do grid, às 8h50, e seguiu, às 10h30, com a rodada dupla da 11ª etapa.