SPTrans oferece serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência

Dos ônibus que circulam atualmente pelo município, 99,86% são acessíveis

  • Data: 03/12/2020 14:12
  • Alterado: 03/12/2020 14:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: SPTrans
SPTrans oferece serviços de acessibilidade para pessoas com deficiência

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Segundo dados mais recentes do IBGE, pessoas com deficiência (seja visual, auditiva, motora ou intelectual) chegam a quase um milhão na cidade de São Paulo. Preocupada em atender e incluir esse segmento da sociedade, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, oferece uma série de serviços que abrangem desde passagem gratuita até transporte personalizado.

Dos ônibus que circulam atualmente pelo município, 99,86% são acessíveis. No total são 14.032 ônibus adaptados para receber deficientes físicos e cadeirantes, sendo 7.646 veículos com elevadores e 6.386 com piso baixo.

Já o Atende+ é uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito aos seus usuários, oferecido pela Prefeitura de São Paulo, gerenciado pela SPTrans e operado pelas empresas de transporte coletivo do município e cooperativa/empresa de táxi acessível.

O serviço é voltado às pessoas que não têm condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transportes convencionais ou que possuam grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos urbanos, com deficiência física temporária ou permanente, transtorno do espectro autista e surdocegueira. O serviço conta com 492 veículos que atendem, atualmente, 9.552 usuários, sendo 5.348 pessoas com deficiência e 4.204 acompanhantes.

O usuário que se cadastra para utilizar o serviço tem o direito a seis viagens regulares por semana e uma viagem esporádica ao mês para fins de consultas médicas. Os agendamentos desses traslados devem ser feitos nos Postos de Atendimento ou telefone 156, respectivamente.

Vale ressaltar que a SPTrans também oferece gratuidade de passagens por meio do Bilhete Único Especial para pessoas com deficiência. Desde o início da pandemia até 30 de novembro, foram 75.677 usuários assistidos por meio do atendimento online. Têm direito ao Bilhete Único Especial pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva ou múltipla, congênita ou não, que gere incapacidade, total ou parcial, física ou fisiológica.  A deficiência se configura pelos comprometimentos e limitações causadas por determinadas patologias. É a caracterização de deficiência, permanente ou temporária, baseada na existência dos comprometimentos e limitações, conforme Portaria Intersecretarial.

E para ampliar ainda mais a inclusão de seus usuários, a SPTrans reformulou e lançou, em março de 2019, um novo modelo de site. Responsivo, ele é compatível com todos os tamanhos de tela, como computadores, celulares e tablets. Além disso, o site se diferencia pelo tamanho das fontes, cores que seguem as regras de contraste, links facilmente identificados, descrição de fotos, imagens e ícones e intérprete de libras.

Com isso, a SPTrans recebeu o Selo de Acessibilidade Digital, certificação emitida pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), responsável pelas políticas de acessibilidade da cidade de São Paulo. A média mensal de acessos ao site da empresa é de 1,8 milhões.

Os procedimentos necessários para solicitar o direito ao uso desses serviços se encontram descritos no site da SPTrans (www.sptrans.com.br) ou podem ser adquiridos por meio do telefone 156.

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