SPTrans amplia piloto para pagamento via QR Code
Alternativa de pagamento será levada para mais cinco linhas de ônibus da Zona Sul
- Data: 06/10/2022 11:10
- Alterado: 06/10/2022 11:10
- Autor: Redação
- Fonte: SPTrans
Crédito:SPTrans
A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, informa que a partir desta quinta-feira, 6 de outubro, o projeto experimental para pagamento de tarifa via QR Code pelo app SP Pass será ampliado para mais cinco linhas de ônibus que operam na Zona Sul.
Trata-se de uma opção de pagamento de transporte público por ônibus em avaliação na cidade de São Paulo para atender passageiros que pagam a tarifa em dinheiro. O piloto serve para que a SPTrans faça avaliações, ajustes e alterações necessárias no sistema para posterior ampliação.
Desde outubro do ano passado essa forma de pagamento já pode ser feita em coletivos da linha 4031/10 Pq. Santa Madalena – Metrô Tamanduateí.
Funcionamento
Para realizar o pagamento durante a fase experimental, o usuário precisa instalar em seu smartphone o app SP PASS, cadastrar-se, adquirir créditos/passagens e gerar o QR Code para a leitura no próprio validador do ônibus. Esta modalidade permite utilizar o smartphone para pagamento, o que garante mais facilidade.
O pagamento com QR Code permitirá que o passageiro realize uma viagem a cada tarifa de R$ 4,40 paga. Assim, a ferramenta atende passageiros eventuais, como turistas, que não têm o Bilhete Único para realizar a integração; quem está sem crédito no bilhete ou mesmo esqueceu de levar dinheiro para pagar sua viagem.
O sistema de geração de QR Code que será utilizado foi desenvolvido pela empresa UPM2, que administra o aplicativo SP PASS.
Confira o passo a passo para pagamento da tarifa por QR Code no site https://sptrans.com.br/qrdigital.
Linhas que passam a aceitar pagamento por QR Code
736G/10 Jd. Ingá – Shop. Morumbi
746H/10 Jd. Jaqueline – Santo Amaro
8026/10 Jd. Ingá – Term. Vila Sônia
746C/10 Jd. Taboão – Santo Amaro
7002/10 Jd. Rosa Maria – Hospital das Clínicas
A linha 4031/10 Pq. Sta. Madalena – Metrô Tamanduateí já está no projeto experimental desde outubro de 2021