SP terá mais 8 mil contratados pelo Bolsa Trabalho
Governo do Estado também vai ceder cinco equipes da Polícia Militar e Ambiental para reforçar a fiscalização de loteamentos clandestinos, ocupação de margens de córregos
- Data: 08/04/2022 08:04
- Alterado: 17/08/2023 06:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Carteira de trabalho
Crédito:Arquivo - Agência Brasil
A cidade de São Paulo terá mais 8 mil contratados pelo Bolsa Trabalho e 1.459 novas vagas de hotéis para pessoas em situação de rua. Essas medidas foram discutidas e anunciadas após a reunião do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, com o governador do Estado, Rodrigo Garcia. O encontro, realizado no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, teve a participação dos secretariados municipal e estadual e serviu para avaliar o andamento das parcerias entre o Município e o Estado e buscar oportunidade de novas ações conjuntas em diversas áreas, como da segurança pública, defesa ambiental e vagas de trabalho à população. Um novo encontro está marcado para o próximo mês.
Para o prefeito, a reunião foi uma demonstração importante da preocupação com o trabalho integrado, com governador participando do encontro na Prefeitura.
“A pauta é muito grande, até porque são muitas questões que a gente tem que tratar aqui entre o Estado e o Município. A pauta é muito extensa e todos estão trabalhando para conseguirmos avançar em todas as áreas e melhorar a qualidade de vida da população de São Paulo”, disse Nunes.
De acordo com o governador Rodrigo Garcia, muitas atividades já vêm sendo feitas em parceria entre as duas administrações.
“Eu e o prefeito Ricardo Nunes reforçamos datas, prazos e tratamos sobre a ampliação de serviços, como o reforço do Bolsa Trabalho. Sabemos que o desemprego vem assolando todas as famílias paulistas e o Programa é uma forma de apoiarmos pessoas que não conseguiriam uma vaga formal no mercado de trabalho”, disse.
O governador destacou que, atualmente, há cerca de 2 mil pessoas no Bolsa Trabalho na cidade de São Paulo.
“Sairemos de 2 mil para 10 mil vagas para pessoas que serão contratadas pelo Estado para apoiar a Prefeitura nos mais diversos serviços que ela identificar como necessários. É uma bolsa de R$ 540 por mês, para uma jornada diária de quatro horas, para que possamos ajudar as famílias mais vulneráveis”, declarou Garcia.
Operação Delegada
Outro tema tratado durante o encontro foi a Operação Delegada, realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado para que agentes voluntários da Polícia Militar reforcem o segurança na cidade durante suas folgas. O objetivo é combater o comércio de ambulantes irregulares nas ruas da capital.
“Identificamos a importância de reforçarmos a área da segurança pública com a Operação Delegada já realizada na cidade de são Paulo”, enfatizou o governador.
Defesa das águas
Na área ambiental, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou que o Governo do Estado irá ceder cinco equipes da Polícia Militar e Ambiental para reforçar a fiscalização de loteamentos clandestinos, ocupação de margens de córregos e conter ações que prejudicam as represas Guarapiranga e Billings.
“O poder estadual também transferiu para a Prefeitura R$ 50 milhões e 1.459 vagas de hotéis para pessoas em situação de rua. Passaremos a ter 3.202 vagas para esse público”, afirmou o prefeito.
Homenagem
A reunião realizada na Prefeitura entre o prefeito, o governador e os secretários municipais e estaduais nesta data foi também uma homenagem e reverência ao prefeito Bruno Covas, que completaria 42 anos nesta quinta-feira (7).
“Esta é a forma de homenageá-lo: trabalhando pela cidade na qual foi prefeito e que o acolheu”, disse Rodrigo Garcia.