SP: Segurança Urbana e Direitos Humanos reforçam parceria em capacitação de curso
O curso abrangerá temáticas nas áreas de Diversidade, Igualdade Racial e de Gêneros
- Data: 02/02/2022 08:02
- Alterado: 17/08/2023 09:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Teletrabalho
Crédito:Marcelo Camargo - Agência Brasil
Os cursos promovidos pela Academia de Formação em Segurança Urbana têm como referência a Matriz Curricular Nacional para as Guardas da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, convergindo em três tipos: curso de formação, curso de atualização e curso de aperfeiçoamento.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, está levando aos agentes de segurança urbana uma atualização na grade curricular do Curso de Direitos Humanos, que será ministrado na Academia de Formação em Segurança Urbana por profissionais da SMDHC.
A concepção do curso aconteceu por meio de orientação da Secretária Municipal de Segurança Urbana, Elza Paulina de Souza, e do Comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana, Agapito Marques. O intuito é o de formatar um curso específico de capacitação e de atualização em Direitos Humanos aos agentes da GCM.
Para o Coordenador da Academia de Formação em Segurança Urbana, Marcos Valério Pereira Ferreira, é muito importante para a gestão a atualização deste curso. “Serão abordados temas ligados a Direitos Humanos, Diversidade, Igualdade Racial e Gêneros”, afirma.
“A capacitação reforça aquilo que o efetivo precisa lidar com diversas situações no cotidiano, e para isso precisa ter conhecimento, para encaminhar de forma mais adequada as ocorrências e com a sensibilidade necessária em cada caso”, completa Ferreira.
O curso terá a duração de 12h/aula e o período de capacitação será até 15 de fevereiro de 2022. Ao todo, 200 servidores serão capacitados e serão multiplicadores deste conhecimento para os demais agentes da corporação.