SP realizará II Semana de Emprego e Renda para população imigratória
Ação será promovida entre os dias 5 e 8 de outubro no Centro da capital e contará com capacitação e atendimento gratuito
- Data: 04/10/2022 08:10
- Alterado: 15/08/2023 21:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Carteira de trabalho
Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil
A segunda edição da Semana de Emprego e Renda para Imigrantes será realizada entre os dias 5 e 8 de outubro. A iniciativa, executada pela Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, tem o objetivo de promover regularização migratória, empregabilidade, empreendedorismo, educação financeira e trabalho decente à população imigrante.
“O público imigrante enfrenta muitas dificuldades para conquistar um emprego e renda formal. Por isso, políticas públicas como esta promovida pelo GT Migra são importantes, pois reduz as barreiras do imigrante que busca emprego ou até mesmo formalizar um negócio de maneira prática e eficiente, tendo todos os seus direitos assegurados”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
A iniciativa é encabeçada pelo GT Migra – Grupo de Trabalho Municipal de Inclusão Econômica e Produtiva da População Imigrante e conta com o apoio de organizações parceiras como a OIM – Organização Internacional para as Migrações, ACNUR – Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Missão Paz, Conselho Municipal de Imigrantes e dentre outras.
Trabalho, empreendedorismo e geração de renda
Nesta segunda edição, a equipe do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo fará o atendimento para vagas de emprego, orientações sobre carteira de trabalho e dicas sobre o Portal Cate, que conta com cursos gratuitos, inspirações e fomento ao empreendedorismo.
Os analistas de negócios da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento farão o atendimento ao empreendedor, promovendo a formalização e seus benefícios, além de acesso a microcrédito. Já a equipe do Mãos e Mentes Paulistanas, programa, que credencia e fomenta a geração de renda por meio do artesanato, fará o atendimento de artesãos e agendamento de testes práticos.
Capacitação profissional
No dia 7 os agentes e nutricionistas da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de São Paulo ministrarão uma oficina sobre higiene e manipulação de alimentos para o público que desejar investir no empreendedorismo gastronômico.
Já a Fundação Paulistana marca presença por meio do Elabora, programa que promove oficinas sobre empregabilidade, comportamento e habilidades para o sucesso profissional. Os encontros darão dicas para os participantes de como se destacar em processos seletivos e entrevistas de emprego.
Além dos serviços da SMDET, a ação contará também com o auxílio da Cruz Vermelha, que irá ajudar os imigrantes a reestabelecerem laços com sua família. O evento é totalmente gratuito e acontecerá na rua Glicério, 225, cerca de 10 minutos da estação Japão – Liberdade, da linha 1 – Azul do Metrô, entre os dias 5 e 8 de outubro, das 8h às 17h.
Sobre a Semana de emprego e renda para imigrantes
A primeira edição foi realizada em abril de 2019, no CRAI – Centro de Referência para Imigrantes, serviço público da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania para atendimento especializado à população imigrante, onde foram credenciados 493 imigrantes para as oficinas e para os atendimentos.
Serviço
II Semana de Emprego e Renda para Imigrantes
Data: 5 a 8 de outubro
Horário: 8h às 17h
Local: Missão Paz
Endereço: Rua Glicério, 225
Ação gratuita