SP realiza Simulado de Inundação e Abertura das Comportas da Represa Paiva Castro
Operação acontece em Franco da Rocha, neste sábado (1), para avaliar a eficácia dos planos de contingência e a capacidade de todos os órgãos envolvidos, em caso de situação real
- Data: 30/06/2023 16:06
- Alterado: 30/06/2023 16:06
- Autor: Redação
- Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo
Crédito:Divulgação
A Defesa Civil é responsável por coordenar ações de prevenção, preparação, resposta e recuperação em situações de desastres naturais ou provocados pelo ser humano. Para melhorar a preparação da população e dos órgãos envolvidos, é comum que sejam realizados simulados de diferentes tipos de desastres, como no caso de uma inundação e abertura de comporta. Por isso, a equipe de Preparação de Prevenção da Defesa Civil do Estado de São Paulo realiza neste sábado (1), às 8h30, o Simulado de Inundação e Abertura das Comportas da Represa Paiva Castro, em Franco da Rocha.
Durante o simulado de inundação, serão criadas condições semelhantes às de uma situação real de enchente. O objetivo principal é testar a capacidade de resposta dos órgãos envolvidos, a eficácia dos planos de contingência e a preparação da população para enfrentar esse tipo de situação. Participam do simulado, além da população local, a Prefeitura de Franco da Rocha, Defesa Civil Municipal, Cimbaju (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri), IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais), Sabesp, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu e Parque Ecológico Juquery
A simulação abordará a operação das comportas, incluindo a coordenação entre os responsáveis pela abertura e o monitoramento do fluxo de água resultante. Isso permite avaliar a eficácia dos protocolos de operação das comportas, bem como as medidas de segurança adotadas para proteger a população e a infraestrutura.
Este é o sexto simulado realizado pela Defesa Civil este ano, onde são observados diversos aspectos, como a comunicação entre os envolvidos, a atuação das equipes de resgate, a efetividade dos planos de evacuação, a capacidade de mobilização de recursos e a resposta da população diante das instruções de segurança. Essas atividades contribuem para o aprimoramento das ações em casos reais de desastres, permitindo ajustes nos procedimentos e treinando os participantes para situações de emergência.
“É importante ressaltar que os simulados são realizados com o intuito de fortalecer a preparação e a resposta a desastres, visando à proteção da vida e do patrimônio das pessoas. Eles são fundamentais para identificar pontos de melhoria e promover o treinamento necessário para enfrentar situações adversas de maneira mais eficiente e segura”, concluiu o diretor de Preparação e Prevenção, Major PM Vagner Martins.
Serviços
Simulado de Inundação e Abertura das Comportas da Represa Paiva Castro
Data: 01/07/2023
Endereço: Rua Marechal Gaspar Dutra, “Vilinha”, Franco da Rocha
Horário: 08h30