SP promove a Semana de Prevenção a Quedas
É essencial a conscientização sobre o risco que as quedas podem trazer para os mais velhos
- Data: 29/06/2023 10:06
- Alterado: 29/06/2023 10:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Semana de Prevenção a Quedas
Crédito:Prefeitura de SP
Imagine o seguinte cenário: você anda em sua casa, fazendo as mesmas coisas de sempre, cozinhando, limpando móveis e outras tarefas rotineiras, simples do seu dia a dia. Repentinamente, uma falha em um músculo de suas pernas o leva ao chão, ferindo variadas partes do seu corpo. Essa, infelizmente, é a realidade de muitos idosos e pessoas com mobilidade reduzida no Brasil, com resultados muito mais graves, quando comparados aos mais jovens.
A Semana de Prevenção a Quedas, realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do dia 26 ao dia 30 de junho, tem o objetivo de combater e prevenir o acontecimento de acidentes desse tipo, com a prática de exercícios de fortalecimento físico. Na manhã de terça-feira (27), uma palestra aconteceu no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, com o Professor Dr. Mauro Ferreira, debatendo a Atividade Física na Prevenção de Quedas em Idosos.
A primeira ação da semana foi realizada no Centro Esportivo São Mateus, comandada pela Professora Ana Paula Sartório, e contou com uma aula de ginástica, com cinco estações de exercícios diferentes: Jump, Abdômen, Bastão, Corrida e Step. 60 alunos participaram do evento, sendo divididos em grupos de 12 pessoas por circuito.
Um dos alunos, José Roberto Leite, de 65 anos, expõe os resultados das aulas e o impacto da prática de exercícios na sua vida. “Já sofri quedas, escoriações, e agora estou melhorando!” afirma. A Professora Ana explica sobre os avanços físicos de José, com o pouco tempo que ele frequenta o Centro. “Ele só fazia aula de muleta, encostado na parede. Agora ele faz as atividades normais, ninguém percebe que ele usa muleta.“
Descrevendo de forma mais técnica, Ana aborda a necessidade dessas atividades, principalmente para a terceira idade. “A partir dos 40 anos, temos uma grande perda de massa muscular. Se você já está acostumado a fazer atividade física, o tempo sem os efeitos da perda de massa, quedas, osteoporose, se prolonga.” ela destaca, ressaltando também como isso fortalece os membros inferiores, trazendo equilíbrio e confiança para os mais velhos.
Em sua palestra de hoje cedo, o Professor Mauro explica como se dão as quedas. “Os dois pontos de apoio, são os pés. Entre eles, se tem uma região chamada Base de Sustentação, e toda vez que um ponto do corpo se altera para fora dessa base, acontecem as quedas.” A ausência de equilíbrio, recorrente nos idosos, é um fator crítico para a alteração desse eixo.
É essencial a conscientização sobre o risco que as quedas podem trazer para os mais velhos. Em busca de um futuro e qualidade de vida melhores, a SEME promove pela primeira vez um evento desse tipo, planejando movimentos futuros para unir o esporte e a saúde para a terceira idade.