SP: Prefeitura abre suas unidades de ensino aos fins de semana para lazer

Aos sábados, a grade de atividades nos estabelecimentos que estão participando do Escola Aberta ocorre das 8h30 às 17h30 e, aos domingos, das 9h às 13h

  • Data: 19/06/2023 19:06
  • Alterado: 19/06/2023 19:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
SP: Prefeitura abre suas unidades de ensino aos fins de semana para lazer

LANÇAMENTO DO PROJETO ESCOLA E ENTREGA DA COBERTURA DE QUADRA POLIESPORTIVA NA EMEF PROFESSOR FERNANDO DE AZEVEDO

Crédito:EDSON LOPES JR./SECOM

Você está em:

A Prefeitura deu início neste sábado (17) ao piloto do programa Escola Aberta na unidade de Ensino Fundamental Fernando de Azevedo (DRE São Miguel), na Zona Leste. A iniciativa prevê abrir as portas das unidades da Rede Municipal aos fins de semana com atividades de cultura, esportes e lazer para toda a comunidade. O prefeito Ricardo Nunes também entregou a cobertura da quadra esportiva do equipamento.

Além do estabelecimento localizado na Vila Nova Curuçá, outros quatro serão contemplados nesta primeira etapa do projeto, que ocorrerá até 9 de julho, sempre aos sábados e domingos. São as EMEF Vladimir Herzog (DRE Guaianases); Ministro Aníbal Freire (DRE Pirituba/ Jaraguá); Palimércio de Rezende (DRE Campo Limpo); e Vargem Grande (DRE Capela do Socorro). 

Esta e as demais escolas incluídas no projeto piloto serão espaços para integração entre os alunos e seus familiares, com atividades e alimentação. É fundamental para a troca de experiências na comunidade. Neste sábado também estamos entregando a cobertura da quadra. Aqui as crianças poderão se exercitar, faça chuva ou faça sol”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

Para o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, a escola deve ser percebida pela comunidade como um componente essencial do bairro e do seu entorno.

“Por isso é justo que funcione como equipamento público e proporcione também opções de cultura e entretenimento à população aos fins de semana. Após o balanço desse projeto piloto, vamos planejar a expansão.”

Padula ainda ressaltou a importância da cobertura da quadra para a realização das atividades escolares e a qualidade do ensino da EMEF Fernando de Azevedo.

“Graças à parceria com a SPObras e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, 95 quadras como esta estão sendo cobertas. As crianças podem usar o espaço, independentemente das condições do tempo”. E complementou: ““Esta escola é dirigida pelo Fábio de Oliveira Silva e é a segunda com melhor Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) da cidade”.

A estrutura da EMEF Fernando de Azevedo foi destacada pelo secretário de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro.

“A cobertura da quadra desta escola, assim como as demais, está preparada para receber placas solares. Além disso, aqui é utilizada água de reúso para a limpeza do prédio”, disse

O secretário também ressaltou a preocupação da Administração Municipal com o meio ambiente.

“Ontem a Prefeitura deu início à Virada ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e tem diversos cuidados para incorporar em seus equipamentos itens de sustentabilidade, seguindo as orientações da ONU (Organização das Nações Unidas) e do PanClima (que garante ações de mitigação de gases de efeito estufa e de adaptação aos impactos da mudança do clima), além de itens se sustentabilidade, de governança e sociais”.

Programação

Aos sábados, a grade de atividades nos estabelecimentos que estão participando do Escola Aberta ocorre das 8h30 às 17h30 e, aos domingos, das 9h às 13h. 

De acordo com o cronograma são oferecidas aulas de esporte, iniciação ao teatro, expressão corporal a partir de coreografias de ritmos diversos e cursos de formação digital, além de jogos e brincadeiras circenses, musicalização, oficinas de artes plásticas, culinária e de temas ligados à sustentabilidade e reciclagem. 

A estimativa é de que pelo menos 500 pessoas participem do Escola Aberta por fim de semana. Não é necessário fazer inscrição para participar das atividades. As oficinas, entretanto, vão obedecer a ordem de chegada dos participantes e a lotação máxima de sua capacidade. 

Para Jacqueline Moreira, 37, mãe de  Ryan, 15, e Guilherme, 7, a iniciativa da Prefeitura será uma alternativa para os fins de semana das crianças.

“Como não é sempre que temos condições de ficar saindo e levar os meninos para passear, agora eles terão onde se divertir e não ficarão na rua. Estarão seguros e com pessoas conhecidas”, garantiu.

A estudante de Pedagogia Alice Leite, 36, mãe de Samir, 10 anos, acredita que o programa é uma oportunidade de integração da comunidade.

“Pais e filhos poderão passar mais tempo de qualidade juntos em seus dias de descanso”. 

Compartilhar:

  • Data: 19/06/2023 07:06
  • Alterado:19/06/2023 19:06
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados