SP possui 18 postos fixos para vacinação gratuita de cães e gatos contra a raiva
Proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal
- Data: 18/06/2024 16:06
- Alterado: 18/06/2024 16:06
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Vacina
Crédito:Arquivo - Agência Brasil
A Prefeitura de SP mantém 18 postos fixos de vacinação gratuita de cães e gatos contra a raiva. A aplicação é a melhor forma de garantir a manutenção de controle da raiva nos animais e por consequência para a população humana. A vacina é obrigatória e deve ser realizada anualmente.
Os cães e gatos saudáveis devem ser vacinados a partir dos três meses de idade. A Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) são responsáveis pelos postos. O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal. Saiba mais sobre o RGA aqui. Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada, e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.
Além de ser uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade, a raiva é uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações. A doença provoca a inflamação do cérebro (encefalite), fatal em praticamente todos os casos. Por isso a vacinação dos animais é tão importante.
Clique aqui para conferir os postos fixos de vacinação contra a raiva.