SP: pista interditada da Marginal Tietê pode ser reaberta até o dia 11

Concessionária trabalha para evitar aumento de cratera aberta na via. Pista central da Marginal Tietê foi liberada para veículos

  • Data: 02/02/2022 16:02
  • Alterado: 22/08/2023 22:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Agência Brasil
SP: pista interditada da Marginal Tietê pode ser reaberta até o dia 11

An aerial view shows part of an expressway collapsed above a construction site where Spain's Acciona SA was excavating a tunnel for a new metro line in Sao Paulo, Brazil, February 1, 2022. REUTERS/Carla Carniel

Crédito:Carla Carniel

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A pista central da Marginal Tietê, que está interditada desde terça-feira(1º), por causa de acidente em um canteiro de obras do metrô de São Paulo, pode ser reaberta para o tráfego de veículos até o dia 11 deste mês. A informação foi dada na quarta-feira (2) pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Segundo Galli, isso vai depender do resultado da obra para conter a erosão da cratera formada na via após o acidente, ocorrido na manhã desta terça-feira nas obras da Linha 6-Laranja do metrô, próximo da ponte da Freguesia do Ó, sentido Rodovia Ayrton Senna.

O secretário disse que, se for necessário colocar estacas como estrutura de contenção, o prazo para liberação da pista será maior. “Em nossa reunião, a concessionária trouxe como uma das soluções para responder e liberar rapidamente a pista central da Marginal Tietê, dois cenários: o primeiro prevê colocação de estacas para contenção da pista da Marginal. Dependendo dessa solução, levaríamos até dia 11 e entregaríamos a pista central para o tráfego normal”, afirmou.

“Dependendo do desempenho, do trabalho que está sendo feito pela concessionária Acciona para tapar a vala que estava aberta, hoje à tarde, eles vão se posicionar e talvez não seja necessário o estaqueamento. Aí teríamos prazo mais rápido para entrega da estrada, da pista central. Em dois ou três dias, no máximo, estaríamos liberando”, acrescentou Galli.

A obra de contenção, que implica o preenchimento da cratera com material rochoso e argamassa, começou nesta madrugada. Os trabalhos consistem em estabilizar a cratera e os deslizamentos e, em seguida, recuperar a tubulação, a erosão e a marginal. Bombas farão o esgotamento do coletor de esgoto.

“As rochas estão sendo colocadas dentro do fosso e serão removidas depois para que se retome normalmente a obra. As obras estão intactas e não há nenhum problema estrutural. [A rocha] foi colocada para tapar e para que a massa está sendo colocada hoje não desça mais, para que a argamassa não desça para o túnel. Tão logo se tenha estabilidade, começará a remoção das rochas”, disse o secretário.

Galli informou que os custos com todo esse trabalho, ainda não conhecidos, serão pagos pela concessionária Acciona, responsável pelas obras da Linha 6 do metrô.

Nesta quarta-feira, o diretor do grupo Acciona no Brasil, André de Ângelo, explicou que todas as ações desenvolvidas são para dar estabilidade ao terreno e impedir que a cratera aumente. “Só nesta frente, temos mais de 100 pessoas trabalhando. Temos mais de 30 frentes de serviço: esta é uma obra de 15 estações e 18 postos. E todas as frentes seguem trabalhando no ritmo normal. Não existe interferência.”

De Ângelo afirmou que a obra não parou, nem vai parar. “Tivemos um incidente pontual nesses dois pontos [da Marginal Tietê], e estão sendo tomadas providências para que, da forma mais rápida, voltemos com normalidade também nesses pontos.”

As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas, mas há possibilidade de que o incidente tenha sido causado pelo vazamento de uma adutora — canal para condução de água ou esgoto. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas foi contratado para apurar os fatos e responsabilidades sobre o acidente. Não houve feridos, mas alguns trabalhadores tiveram que ser atendidos porque tiveram contato com água contaminada. O acidente provocou isolamento do perímetro e interdição total das pistas local e central da Marginal.

ATUALIZAÇÃO DAS OBRAS – 02/02

Na noite de ontem (2), foi finalizado o serviço de concretagem da abertura da pista local da Marginal Tietê. A abertura foi preenchida com 4 mil m³ de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira. Além disso, foram despejados 12 mil m³ de pedras no poço VSE Aquinos, que corresponde a 1,2 mil caminhões basculantes. Mais de 220 colaboradores da STM, Sabesp e Linha Uni atuaram na realização desses trabalhos.

Hoje, será feita a análise para estabelecer a necessidade da colocação de estacas para contenção da pista local da Marginal Tietê, de acordo com o desempenho do trabalho de concretagem já realizado. Tal análise determinará a possibilidade de liberação da pista, que poderá ocorrer em um prazo de três a nove dias.

ATUALIZAÇÃO DAS OBRAS – 3/2 – 10h30

 (03/02/2022) A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp informam que a pista central da Marginal Tietê tem condições de segurança para ser liberada a partir das 17h de hoje (3). Foi realizada uma análise no local, que demonstrou que foi bem-sucedido o trabalho de concretagem da abertura causada pelo acidente ao lado do Poço de Ventilação da Linha-6 Laranja de metrô e do rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras.

 Com isso, não será necessária a instalação de estacas para contenção da pista local da Marginal Tietê.

Além disso, serão instalados tapumes no local do acidente na pista local da Marginal Tietê para preservar o local, proteger a população, permitir a limpeza do espaço e evitar que a curiosidade de motoristas pelo trabalho das equipes cause lentidão no fluxo de veículos.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp acompanham o andamento dos trabalhos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para apurar os fatos e possíveis causas do acidente.

ATUALIZAÇÃO DAS OBRAS – 3/2 – 18h

 (03/02/2022) A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp informam que a pista central da Marginal Tietê foi liberada para veículos em condições de segurança a partir das 17h de hoje (3). Foi realizada uma análise no local, que demonstrou que foi bem-sucedido o trabalho de concretagem da abertura causada pelo acidente ao lado do Poço de Ventilação da Linha-6 Laranja de metrô.

Além disso, está em instalação 200 metros de tapumes na pista local da Marginal Tietê para preservar o local, proteger a população, permitir a limpeza do espaço e evitar que a curiosidade de motoristas pelo trabalho das equipes cause lentidão no fluxo de veículos.

 A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp acompanham o andamento dos trabalhos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para apurar os fatos e possíveis causas do acidente.

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Crédito:Carla Carniel An aerial view shows part of an expressway collapsed above a construction site where Spain's Acciona SA was excavating a tunnel for a new metro line in Sao Paulo, Brazil, February 1, 2022. REUTERS/Carla Carniel
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  • Data: 02/02/2022 04:02
  • Alterado:22/08/2023 22:08
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