SP: Operação Altas Temperaturas conta com ambulâncias para atendimento da população
Veículos estarão nas praças da República e Marechal Deodoro; quatro locais terão vans para atendimentos também aos pets
- Data: 10/11/2023 11:11
- Alterado: 10/11/2023 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Ambulância
Crédito:Prefeitura de SP
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) integra o plano de contingência para situações de altas temperaturas, da Prefeitura de São Paulo, e disponibiliza ambulâncias referenciadas para atendimento emergencial, localizadas nas tendas das praças da República e Marechal Deodoro, na região central. Nas tendas das outras regiões, será feito o acionamento de ambulâncias locais quando for identificada qualquer necessidade de saúde em pessoas em situação de rua.
A intensificação nas abordagens e o acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade ocorre quando a temperatura é igual ou superior a 32º C. As dez tendas estão espalhadas pela cidade oferecendo serviços que ajudam a amenizar o impacto do calor e prevenir o risco de hipertermia, que é quando a temperatura do corpo está em torno ou acima de 37ºC.
Altas temperaturas pet
Durante a Operação Altas Temperaturas, quatro vans da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) estarão próximas às tendas das praças Presidente Getúlio Vargas (Guaianases), Floriano Peixoto (Santo Amaro), Cid José da Silva Campanella (Mooca) e da República (centro), para atendimento à população em situação de rua que tenha animais de estimação.
Os profissionais orientarão esse público sobre medidas que preservem a saúde animal frente às altas temperaturas, além de oferecerem insumos, como potes de água.
Endereço das tendas de atendimento:
- Região central – praça da República e praça Marechal Deodoro;
- Região sul – Santo Amaro (praça Floriano Peixoto, 54) e Capela do Socorro (praça José Boemer Roschel);
- Região norte – Santana (avenida Cruzeiro do Sul, 3.180) e Vila Maria (praça Novo Mundo);
- Região leste – Guaianases (praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (avenida Musgo de Flor com avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (praça Cid José da Silva Campanella);
- Região oeste – Lapa (rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).