SP: Nova sinalização de altura evita que caminhões colidam e danifiquem viadutos e túneis
Com a nova sinalização vertical e as chapas suspensas à exata altura do viaduto desde o final de setembro, houve o registro de 17 ocorrências de parada obrigatória
- Data: 09/12/2021 10:12
- Alterado: 09/12/2021 10:12
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Crédito:Gervásio Batista - Agência Brasil
Levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) demonstra que, desde a implantação da nova sinalização de alerta de altura nos viadutos e túneis que mais sofreram com colisões ao longo dos últimos meses, não foi registrada nenhuma nova ocorrência nesses locais. Dessa forma, o propósito de evitar danos às Obras de Arte de Engenharia Civil – OEA (nome técnico dado às estruturas), reduzindo os prejuízos causados ao erário, foi alcançado. O primeiro equipamento foi instalado na Avenida Vinte e Três de Maio, aproximadamente 200 m antes do Viaduto General Euclides Figueiredo, na Vila Mariana, sentido Centro. Com a nova sinalização vertical e as chapas suspensas à exata altura do viaduto desde o final de setembro, houve o registro de 17 ocorrências de parada obrigatória, de acordo com o código 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Não houve nenhum choque ou entalamento na obra de arte de engenharia civil.
Além do Viaduto General Euclides Figueiredo, outros locais que receberam a nova sinalização foram: Túnel Jânio Quadros, sentido bairro; Av. do Estado com Vd. da CPTM, sentido Norte e Sul; Av. Pacaembu com Vd. General Olímpio da Silveira, nos dois sentidos; Av. Otaviano Alves antes da Pte. Comunidade Húngara; Saída da Av. Raimundo Pereira de Magalhães no acesso à Av. Otaviano Alves de Lima; Av. Gabriela Mistral, sentido Penha com o Vdto. Fepasa; Av. Otaviano Alves de Lima com a Ponte da Casa Verde; e Rua da Cantareira com Vd. da CPTM. Desde que receberam o novo dispositivo de sinalização esses locais não registraram ocorrências de choque ou entalamento na estrutura do túnel e dos viadutos. O objetivo da nova sinalização é impedir que caminhões ou ônibus com excesso de altura ultrapassem as chapas de alumínio penduradas em colunas cônicas instaladas antes da obra de engenharia civil (túneis, pontes e viadutos), chamando a atenção dos condutores e evitando o choque. Além deste equipamento, foram instaladas novas sinalizações informando a altura máxima permitida, com placas e luminosos, reforçando a mensagem das placas que já existem.
Há dois enquadramentos possíveis para autuação de veículos com excesso de altura. Um para quando o veículo transita com mais de 4,40 m de altura (limite máximo geral de acordo com Resolução do CONTRAN nº 210/06) e sem Autorização Especial de Trânsito (AET) válida. O outro é quando o veículo transita com altura superior à limitação imposta pela sinalização de regulamentação e advertência em decorrência de limitação física do gabarito vertical de túneis, pontes e viadutos. Em ambos os casos a multa é grave, somando 5 pontos na CNH e o valor é de R$ 195,23.