SP: Mês do Artesanato é comemorado com ações por toda a cidade

População poderá adquirir produtos do Mãos e Mentes Paulistanas em feiras de artesanato

  • Data: 23/03/2022 09:03
  • Alterado: 17/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
SP: Mês do Artesanato é comemorado com ações por toda a cidade

Mês do Artesanato

Crédito:Divulgação

Você está em:

Para celebrar o Dia do Artesão, comemorado no dia 19 de março, a Prefeitura de São Paulo expandiu sua programação durante todo o mês, com o objetivo de apoiar a geração de renda, a qualificação e o acesso ao mercado de empreendedores manuais e artesanais paulistanos. Durante o período, diversos artesãos credenciados no Mãos e Mentes Paulistanas, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, poderão expor os seus produtos nas mais diversas regiões.

“O artesanato é considerado um meio de expressão e preservação das culturas locais, que valoriza o trabalho de diversas pessoas e comunidades, além de uma alternativa sustentável de consumo. Com o artesanato, diversos paulistanos também podem gerar renda, processo que foi ainda mais potencializado durante a pandemia, quando muitas pessoas perderam seus empregos e tiveram que se reinventar”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Por este motivo, estamos ampliando cada vez mais nossa série de ações e iniciativas de fortalecimento do setor, seja por meio da realização de feiras ou de qualificação profissional”, complementa.

O artesão é aquele que exerce sua arte por meio de um trabalho manual. Por conta disso, suas peças produzidas são únicas e não podem ser elaboradas em série pelas indústrias. Pensando nisso, a Prefeitura  lançou em março de 2019 o Mãos e Mentes Paulistanas. Valorizar e qualificar os empreendedores artesanais e desenvolver o setor de artesanato e manualidades para promover qualificação e geração de renda são alguns dos objetivos do programa.

As ações trabalham por eixos de atuação, como o cadastramento municipal de empreendedores do setor para manter informações atualizadas; a promoção de cursos e oficinas de capacitação e o acesso ao mercado; e participação em eventos. Desde a sua criação, o programa já credenciou mais de 2 mil artesãos paulistanos, além de qualificar mais de 500.

Em 2015 a profissão de artesão foi regulamentada pelo Governo Federal, por meio da Lei 13.180 que inclui também formas de incentivo governamental à prática dessas atividades. O setor é uma importante fonte de geração de renda para a população paulistana e uma parcela significativa dessas pessoas vive da produção e venda de artigos artesanais e de produtos desenvolvidos sem o apoio de máquinas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o artesanato está presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros. O setor é fonte de renda para cerca de 8,5 milhões de brasileiros e movimenta mais de R$ 50 bilhões por ano.

Só na cidade de São Paulo, existem cerca de 20 mil artesãos oficialmente cadastrados, sendo que 10 mil deles são microempreendedores individuais e 1.700 são permissionários de feiras das Subprefeituras.

Clique aqui e confira a programação completa das feiras de artesanato do Mãos e Mentes Paulistanas no mês de março. 

Compartilhar:

  • Data: 23/03/2022 09:03
  • Alterado:17/08/2023 07:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados