SP: Maior Programa de Recape do país ultrapassa 4,5 milhões de metros quadrados
Nesta semana, 16 novos trechos já estão previstos para receber a recuperação da malha viária.
- Data: 14/03/2023 11:03
- Alterado: 14/03/2023 11:03
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Recapeamento
Crédito:Prefeitura de SP
Em nove meses de trabalhos ininterruptos nas ruas, o programa de recapeamento da cidade de São Paulo ultrapassa seus 4,5 milhões de metros quadrados entre serviço finalizado e em execução. Até o momento, 89 trechos já receberam as intervenções e foram finalizados, outros 16 começam a partir desta segunda-feira (13/03), somando 56 trechos com serviços de recape.
Em todas as regiões da cidade, as vias recebem asfalto de alta tecnologia e pensado sob os princípios da economia sustentável.
Os trechos finalizados oferecem mais segurança aos motoristas e pedestres, já que melhora a mobilidade nos locais com mais necessidades.
Considerando o período de 13 a 17 de março, confira o cronograma das novas vias:
01. Av. do Rio Bonito – Trecho II, trecho compreendido entre a Av. Ipanema e Av. Atlântica. (Início: 13/03/2023). Término previsto em 22/04/2023, em 9.339 metros quadrados;
02. Av. Jornalista Roberto Marinho (Ambos os Sentidos), trecho compreendido entre Av. Santo Amaro e Av. Pedro Bueno. (Início: 13/03/2023). Término previsto em 22/06/2023, em 100.372 metros quadrados;
03. Rua Barão de Jaceguai, trecho compreendido entre R. Joaquim Nabuco e Av. dos Bandeirantes. (Início: 13/03/2023). Término previsto em 22/04/2023, em 22.120 metros quadrados;
04. Acesso à Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, trecho compreendido entre Avenida dos Bandeirantes e Avenida Engenheiro de Armando Arruda Pereira. (Início: 13/03/2023). Término previsto em 23/06/2023, em 35.267 metros quadrados;
05. Avenida Santa Catarina, trecho compreendido entre Avenida Doutor Lino de Moraes Leme e Rua Senegal. (Início: 13/03/2023). Término previsto em 16/06/2023, em 31.225 metros quadrados;
06. Av. General Penha Brasil, trecho compreendido entre Av. Inajar de Souza e Av. Parada Pinto. (Início: 13/03/2023). Término previsto em 23/06/2023, em 20.791 metros quadrados;
07. Alça de Acesso Complexo Viário Maria Maluf – Trecho ll, trecho compreendido entre Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro e Avenida Professor Abraão de Morais. (Início: 13/03/2023). Término previsto em 23/03/2023, em 4.460 metros quadrados;
08. Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira – Trecho I (Ambos os Sentidos), trecho compreendido entre Viaduto Jabaquara e Rua Guatapará. (Início: 14/03/2023). Término previsto em 23/04/2023, em 15.584 metros quadrados;
09. Complexo Viário Maria Maluf – Trecho II, trecho compreendido entre a Av. Professor Abraão de Morais e Av. Afonso D’Escragnolle Taunay. (Início: 14/03/2023). Término previsto em 17/03/2023, em 4.805 metros quadrados;
10. Av. João Simão de Castro (Ida e Volta), trecho compreendido entre Av. Jardim Japão e Ac. Marginal Fernão Dias. (Início: 15/03/2023). Término previsto em 22/06/2023, em 42.589 metros quadrados;
11. Av. Mandaqui, trecho compreendido entre Av. Professor Celestino Bourroul e Av. Engenheiro Caetano Álvares. (Início: 15/03/2023). Término previsto em 24/03/2023, em 4.727 metros quadrados;
12. Rua Xavier de Almeida (via sem saída), trecho compreendido entre Rua Xavier Curado até o final da via. (Início: 15/03/2023). Término previsto em 17/04/2023, em 16.910 metros quadrados;
13. Av. do Rio Bonito (Ida e Volta) – Trecho I, trecho compreendido entre Av. Interlagos e Av. Ipanema. (Início: 16/03/2023). Término previsto em 22/06/2023, em 34.871 metros quadrados;
14. Av. Água Fria, trecho compreendido entre Rua Doutor Zuquim e Av. Nova Cantareira. (Início: 16/03/2023). Término previsto em 22/06/2023, em 28.757 metros quadrados;
15. Av. Francisco Machado da Silva, trecho compreendido entre a Av. Santa Inês e Rua Alto Sucuriú. (Início: 16/03/2023). Término previsto em 22/06/2023, em 18.799 metros quadrados;
16. Av. Peri Ronchetti, trecho compreendido entre Av. Santa Inês e Av. Maria Antônia Martins. (Início: 17/03/2023). Término previsto em 17/05/2023, em 10.636 metros quadrados.
O serviço acontece, preferencialmente, depois das 23 horas, para não prejudicar a mobilidade. A Secretaria Municipal das Subprefeituras realiza em campo, um controle rigoroso das ações, com um mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincas, quanto problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via). As intervenções corrigem os danos estruturais e recupera as vias com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e tráfego intenso.
Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização. Todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.
O Programa
O recapeamento em curso na cidade usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.
No momento, são 56 os trechos em andamento que totalizam uma área de mais de quase 1,8 milhões de metros quadrados. Somando as áreas já concluídas e as novas contratadas, o programa ultrapassa a marca de 4,5 milhões de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho de 2022 – início do programa, os 89 trechos finalizados correspondem a mais de 2,4 milhões de metros quadrados.
Previsto em contrato, o programa é realizado de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.