SP investe R$ 29 milhões para ampliar o abastecimento de água em São Sebastião
Obras beneficiarão 30 mil pessoas nos bairros de Barra do Sahy, Baleia e Camburi/Camburizinho, em São Sebastião, no Litoral Norte
- Data: 05/04/2023 13:04
- Alterado: 05/04/2023 13:04
- Autor: Redação
- Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Crédito:Reprodução
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), anunciou nesta quarta-feira (5) o início das obras para a implantação do sistema de abastecimento de água dos bairros de Barra do Sahy, Baleia e Camburi/Camburizinho, em São Sebastião, no Litoral Norte.
Ao todo, serão R$ 29 milhões em investimentos que beneficiarão 30 mil pessoas e se juntarão aos demais esforços do Estado na reconstrução da região, após as fortes chuvas do carnaval. A previsão é todo sistema seja concluído até o fim deste ano.
“O Estado de São Paulo não tem medido esforços para envolver diferentes áreas do governo e a iniciativa privada para oferecer restabelecer prontamente os serviços essenciais no município. Agora, estamos verificando os gargalos e definindo ações para estruturantes e sustentáveis para a sociedade para superá-las”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
“O início dessas obras comprova a nossa disposição para avançarmos no compromisso de antecipação da universalização do fornecimento, independentemente de onde estejam os usuários, já que a água é um bem para todos”, diz o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo.
Serão construídas estruturas de abastecimento com cinco reservatórios, 68 km de adutoras e redes, estações elevatórias, seis boosters (equipamento de pressão), além de 2 poços profundos para o abastecimento da região do Sertão de Camburi com capacidade de 15 l/s. Também haverá uma Estação de Tratamento de Água para a produção de 50 l/s de água para o abastecimento da Vila Sahy, Barra do Sahy, Baleia e Camburi Praia.
Atendimento emergencial
Desde o início do impacto das chuvas, a Sabesp tem disponibilizado caminhões-tanque para abastecer todas as regiões de São Sebastião – mesmo as que não são operadas pela Companhia. São cerca de 140 mil litros distribuídos por dia.