SP investe R$ 1,64 bilhão no maior programa de reforma e manutenção de pontes e viadutos

Prefeito anunciou início de 25 obras em pontes e viadutos da cidade, com investimento de R$ 123,6 milhões; intervenções vão criar mais de 7 mil empregos diretos e 36 mil indiretos até 2024

  • Data: 02/08/2023 15:08
  • Alterado: 02/08/2023 15:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
SP investe R$ 1,64 bilhão no maior programa de reforma e manutenção de pontes e viadutos

Programa de Recuperação e Manutenção de pontes

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

O prefeito Ricardo Nunes anunciou na manhã desta quarta-feira (2) a autorização para o início de 25 obras em pontes e viadutos da cidade, com investimento de R$ 123,6 milhões. No total, a Prefeitura está aplicando R$ 1,64 bilhão no maior Programa de Recuperação e Manutenção de pontes, viadutos, pontilhões, passarelas e túneis da história da capital.   

“Nosso objetivo agora é fazer as ações preventivas, não esperar acontecer o problema para poder fazer alguma ação. Tem sido assim nas grandes obras de drenagem, contenção de encostas”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a coletiva em que anunciou o início das novas obras. O prefeito lembrou da importância da prevenção para a cidade, que tem quase 12 milhões de habitantes e 7 milhões de veículos circulando por dia. 

Toda a população será beneficiada direta ou indiretamente pelo programa, que tem o objetivo de promover a segurança e melhorar a qualidade da infraestrutura viária, revitalizando essas vias fundamentais que interligam bairros e garantem o fluxo de veículos e pedestres em toda a cidade. 

O Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos tem o objetivo de instaurar uma cultura permanente de inspeções rotineiras e manutenções preventivas, promovendo a integridade e prolongando a vida útil das estruturas. Ao abrir várias frentes de trabalho, a Prefeitura proporciona ainda outros benefícios para a cidade, como possibilitar a criação de 7.250 empregos diretos e outros 36.250 indiretos até 2024. 

Nessas obras estão sendo recuperadas ligações importantes, em todas as regiões, mas que nunca tinham passado por uma avaliação aprofundada nem por manutenção preventiva. Desde 2021, foram substituídos mais de 2.000 metros de juntas de dilatação, utilizados mais de 300 aparelhos de apoio, mais de 50 mil metros de fissuras foram recuperados e foram pintados 60 mil metros quadrados em pontes, viadutos, túneis e passarelas.  

“Este é um programa que é continuado ao longo do tempo. Aqui na cidade eram realizadas apenas obras pontuais, quando surgia algum problema, sem um programa dessa magnitude voltado para a prevenção. Começamos com as maiores pontes e viadutos, aquelas mais antigas, em estado maior de deterioração, e agora contemplamos todas as pontes e viadutos da cidade”, disse o secretário de Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Marcos Monteiro. 

Desde o início de 2021 até julho de 2023, foram realizadas 40 obras, totalizando intervenções em 53 unidades estruturais. Atualmente, estão em execução 41 obras de recuperação ou reforço (58 unidades estruturais) e, nesta quarta-feira, o prefeito autorizou o início de outras 25 obras (48 unidades estruturais).  

“É importante dizer que cada obra leva em consideração os critérios do que cada ponte e viaduto precisam, com uma receita própria, visando as suas patologias específicas encontrada nessas inspeções, como desagregação de armaduras, ruptura de concreto, concreto segregado com proteção exposta, recuperação e substituição das juntas de dilatação, armaduras expostas ou corroídas, buracos, umidade, irregularidades e, principalmente, a sustentação das pontes, um trabalho nunca visto na história de São Paulo”, explicou o diretor-presidente da SPObras, Taka Yamauchi. 

Também já foram publicadas as licitações para 22 obras (33 unidades estruturais) e encontram-se em fase de elaboração os editais de licitação para a contratação de obras em 162 locais (198 unidades estruturais).  

Ao final do quadriênio 2021-2024, a perspectiva é executar mais 290 intervenções em Obras de Arte Especiais (OAEs), totalizando 390 unidades estruturais. 

Nos dois primeiros anos foram empenhados R$ 340 milhões e, para o biênio 2023-2024, está previsto mais R$ 1,3 bilhão. Assim, a Gestão Municipal totalizará R$ 1,64 bilhão em investimentos neste programa.  

Sobre o Programa

O programa tem como foco inspeções e manutenções periódicas preventivas e corretivas, além da recuperação completa dessas vias afetadas pelo desgaste natural do tempo e pelo crescente tráfego de veículos, principalmente os pesados.  

Equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e da SPObras, especializadas em engenharia estrutural, estão destacadas para este programa e são responsáveis por realizar inspeções minuciosas nesses locais, identificando problemas e propondo soluções adequadas para cada caso, garantindo a qualidade nas intervenções. 

A Prefeitura também vem empenhando esforços para o cadastro das OAEs espalhadas pela cidade, visando qualificar o mapeamento das obras necessárias. Nesse sentido, já foram cadastradas 1.100 estruturas no território municipal e o trabalho segue para a inclusão das que ainda não foram catalogadas.

Clique aqui e veja a apresentação sobre o Programa de Manutenção de Obras de Arte Especiais.

Inspeções especiais 

O monitoramento rotineiro das OAEs é uma atividade importante para conhecimento das patologias decorrentes do processo de deterioração. Por meio das inspeções visuais, realizadas anualmente, são identificadas as principais anomalias existentes, para permitir a classificação conforme critérios normativos.  

A depender desta avaliação prévia, ou em intervalos de cinco a oito anos, são contratadas empresas para realizar a inspeção especial das estruturas. Nessa etapa, realiza-se, em conjunto com outras verificações complementares, o cadastramento detalhado destas anomalias estruturais, de forma a permitir a elaboração dos documentos técnicos necessários para a contratação e posterior execução das obras de recuperação e reforço.  

A inspeção especial permite a detecção antecipada dos problemas e, com base nesses laudos, são definidas as intervenções necessárias e a priorização do processo de contratação das obras. O trabalho de recuperação e/ou reforço das OAEs do Município é fundamental para a manutenção da infraestrutura viária da cidade de São Paulo em condições normais de operação, bem como para garantir que estas estruturas mantenham níveis adequados de segurança. 

Até o momento já foram realizadas inspeções especiais em 231 locais (312 unidades estruturais) e estão em execução outras 259 inspeções (279 unidades estruturais). Além disso, estão em processo licitatório 32 locais, e outros 21 estão na fase de elaboração de editais. Ao final do quadriênio, a perspectiva é a execução de 543 inspeções especiais (644 unidades estruturais).   

Impactos positivos para a cidade

Além de proporcionarem maior segurança para a população, a recuperação e manutenção das OAEs contribuem para a fluidez do tráfego, reduzindo congestionamentos e melhorando a mobilidade urbana. 

As obras preventivas e corretivas também geram economia de recursos públicos, além de garantirem o prolongamento da vida útil dessas estruturas. Outro aspecto importante é o estímulo à economia local, considerando que as obras geram empregos diretos e indiretos, impulsionando diversos setores da indústria e do comércio. 

A iniciativa da Prefeitura de São Paulo reforça o seu compromisso em zelar pela segurança e bem-estar da população, cujos resultados serão um marco na história da capital paulista. A cidade caminha para superar um desafio crucial de infraestrutura, promovendo um ambiente urbano preparado para o futuro, mais seguro e eficiente para a população.     

Confira o balanço das ações do Programa desde 2021: 

Obras concluídas (40 locais): 

Pontilhão Jacu-Pêssego 

Ponte do Limão  

Viaduto Gazeta do Ipiranga 

Av. Tajuras (Túnel Janio Quadros ) 

Pontilhão na pista central da Marginal Tietê 

Viaduto Luis Eduardo Magalhães 

Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães 

Ponte do Piqueri 

Ponte Domingos Franciulli Netto 

Viaduto Pires do Rio 

Complexo Mackenzie 

Complexo Viário Aurélio Batista Félix 

Viaduto T5 – Marginal Pinheiros 

Pontilhão – Av. Conselheiro Carrão 

Viaduto de Interligação – Av. Paulista x Av. Dr. Arnaldo 

Passarela de Pedestres – R. Luigi Grecco x R. Capistrano de Abreu 

Pontilhão – R. Doutor Miguel Guimarães 

Ponte da Casa Verde 

Pontilhão – Av. Julio Buono x Águas Formosas 

Pontilhão – Av. Edu Chaves 

Túnel Max Feffer 

Ponte Comunidade Húngara 

Pontilhão – R. Henrique Franco x R. Mario Pati 

Ponte – Rua João Spinola Carneiro X Av. Boturussu 

Pontilhão – Travessa Dança da Canoa 

Pontilhão – Rua Baixa X Rua Carcicé 

Ponte da Freguesia do Ó 

Viaduto Engenheiro Alberto Badra 

Pontilhão – Av. Imperador x Av. Ribeirão Jacu 

Pontilhão – Av. Jardim Japão 

Viaduto Diário Popular 

Viaduto Bresser 

Ponte da Casa Verde 

Túnel Janio Quadros 

Ponte Comunidade Húngara Sentido Castelo Branco 

Viaduto Elias Nagib Briem 

Ponte Freguesia do Ó 

Viaduto Elevado do Glicério 

Viaduto Imigrantes 

Viaduto Rosita Macedo de Andrade (Viaduto da China) 

  

Obras em execução (41 locais): 

Túnel Ligação da Av. Cidade Jardim com Av. Eng. Oscar Americano – alça de acesso à Av. Eng. Oscar Americano 

Ponte Rua Desembargador Fausto Whitaker Alvim 

Viaduto Gazeta do Ipiranga 

Ponte das Bandeiras 

Túnel Fernando Vieira de Melo 

Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo 

Expresso Tiradentes 

Viaduto Domingos Franciulli Netto 

Pontilhão e recomposição do viário – Avenida São Miguel, alt. do n° 8460, em frente ao trecho do Córrego Jacú paralelo à Av. Dr. Custódio de Lima 

Viaduto Imigrantes 

Viaduto Cap. Pacheco e Chaves 

Ponte Giovanni Boccati 

Ponte Júlio de Mesquita Neto 

Ponte Transamérica 

Viaduto dos Bandeirantes 

Viaduto Dep. Antonio S. Cunha Bueno 

Viaduto Antônio Abdo 

Viaduto Nove de Julho 

Ponte Bernardino D’áuria 

Viaduto Carlos Ferraci 

Viaduto Antônio Sanches de Larragoiti Junior 

Viaduto Gal. Milton Tavares 

Viaduto Naor Guelfi 

Viaduto Gal. Olímpio da Silveira  

Viaduto Beneficência Portuguesa 

Ponte Engenheiro Ary Torres 

Viaduto Gal. Marcondes Salgado  

Viaduto Paraíso 

Viaduto Sumaré 

 Viaduto Doutor Arnaldo 

Complexo Viário Jacu-Pêssego 

Viaduto Carlito Maia 

Ponte Aricanduva 

Complexo Aurélio Batista 

 Ponte Senador José Ermínio 

Complexo Viário Senador Antônio Emygdio de Barros Filho 

Viaduto Jabaquara  

Viaduto Arapuã 

Viaduto Santa Efigênia  

Viaduto 25 de Março 

Viaduto Ivan da Costa Rodrigues (João Beiçola) 

  

Obras em contratação (25 locais) 

Complexo Saad  

Viaduto dos Imigrantes 

Viaduto Olavo Fontoura 

Ponte Anhembi  

Ponte Estaiada 

Viaduto Martinho Prado  

Viaduto Dr. Eusébio Stevaux 

Viaduto Gov. Roberto Abreu Sodré 

Viaduto Antonio Nakashima 

Complexo Padre Adelino 

Passarela Ciccillo Matarazzo 

Viaduto João Julião C. Aguiar 

Viaduto Incinerador Vergueiro (Saioá 1 e 2) 

Viaduto Doutor Plínio de Queiroz 

Viaduto Brigadeiro Luiz Antônio  

Viaduto Dona Paulina 

Viaduto Austregésilo de Athayde 

Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie   

Ponte Bernardo Goldfarb 

Viaduto Armando Puglisi  

Viaduto Condessa de São Joaquim 

Ponte da Vila Guilherme  

Ponte da Avenida Santos Dumont 

Viaduto Engenheiro Luiz Alfredo Falcão Bauer – Ayrton Senna 

Pontilhão na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães    

Obras em licitação (22 locais)  

Viaduto Mofarrej 

Viaduto Domingos de Moraes 

Viaduto Jose Colassuonno 

Viaduto Honestino M. Guimarães 

Viaduto Frederico Eduardo Mayr 

Ponte Transamérica 

Viaduto Pedro de Toledo 

Viaduto Gal. Euclides Figueiredo 

Viaduto Eng. Antônio de Carvalho Aguiar 

Viaduto Santo Amaro 

 Viaduto dos Bandeirantes 

Ponte Vitorino Goulart da Silva 

Viaduto Eng. Orlando Murgel 

Complexo Viário Maria Maluf 

 Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro 

Viaduto Deputado Ulysses Guimarães 

Viaduto Dona Mora Guimarães 

Viaduto Doutor João Tranchesi 

 Passarela Professor Doutor Emílio Athié 

Viaduto Guadalajara 

Viaduto Dona Matilde 

Viaduto Washington Luiz 

Compartilhar:

  • Data: 02/08/2023 03:08
  • Alterado:02/08/2023 15:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados