SP inicia trabalhos para construir novo túnel de ligação entre as linhas Verde e Amarela

Além do novo túnel, governador Rodrigo Garcia autorizou o início da construção de um novo acesso na Estação Paulista

  • Data: 29/11/2022 14:11
  • Alterado: 15/08/2023 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo do Estado de São Paulo
SP inicia trabalhos para construir novo túnel de ligação entre as linhas Verde e Amarela

Governo de SP inicia trabalhos para construir novo túnel de ligação entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela do Metrô

Crédito:Governo do Estado de São Paulo

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O governador Rodrigo Garcia autorizou nesta terça-feira (29) o início dos trabalhos para a construção do novo túnel de ligação entre as estações Consolação e Paulista do Metrô e de um novo acesso da estação da Linha 4-Amarela à Rua Bela Cintra. Serão investidos R$ 63,5 milhões para a execução das duas obras que vão melhorar o fluxo de passageiros com o aumento da capacidade da circulação de pessoas, trazendo também mais conforto e facilidade de acesso.

“Esta é uma obra complexa que vai levar três anos, mas quando estiver pronta, vai mudar a vida das pessoas que acessam a estação e fazem a interligação das duas linhas. Essa é uma obra de mais de R$ 60 milhões que vai melhorar muito o fluxo de pessoas”, disse Rodrigo Garcia.

Com a autorização, será emitida a primeira ordem de serviço para o Consórcio Conexão Paulista/Consolação iniciar os preparativos da escavação e obra, além da montagem do canteiro, que inclui o remanejamento de redes de infraestrutura que passam pela região e planejamento dos desvios de tráfego junto à Companhia de Trânsito. A conclusão do túnel deve ser feita em até 36 meses e o investimento será de pouco mais de R$ 60 milhões.

Já o novo acesso Bela Cintra terá investimento de R$ 2,5 milhões e será feito pela empresa Ina Serviços Técnicos, que vai receber a Ordem de Serviço para iniciar os preparativos da obra que devem ser concluídas em 3 meses.

Com capacidade para receber 18 mil passageiros por hora, o principal benefício do novo túnel será a distribuição do fluxo de passageiros, proporcionando às pessoas uma conexão com mais espaço para circulação. A ideia é que ele seja utilizado para as pessoas que seguem da estação Consolação (Linha 2-Verde) para a Paulista (Linha 4-Amarela). Isso vai liberar a atual ligação para ser usada apenas para quem segue no sentido oposto.

A nova ligação ficará ao fim do túnel onde está a esteira rolante, pouco antes das escadas rolantes que se aproximam da estação Paulista. O passageiro proveniente da estação Consolação com destino a estação da Linha 4-Amarela, vai seguir pelo túnel da esteira rolante e ao fim virar à direita no novo túnel para chegar à região do acesso Belas Artes da estação Paulista, já próximo ao mezanino que leva às plataformas.

Serão cerca de 90 metros de extensão do novo túnel com profundidade que vai variar entre 20 e 25 metros, pois ele terá uma leve inclinação. Serão 7,5 metros de largura por 5,5 metros de altura. A estrutura também vai contar com equipamentos de ventilação e sensores para a contagem de passageiros que fazem a transferência.

A construção será feita pelo método NATM, que é o método austríaco, onde chega-se à profundidade desejada e depois inicia-se a escavação horizontal até o ponto de destino. Essa escavação inicial deve ser feita por um poço em um canteiro que será montado na calçada da Avenida Paulista, entre as ruas da Consolação e Bela Cintra. Ao fim da obra, esse poço será utilizado para exaustão e ventilação do novo túnel.

Acesso à Bela Cintra

A nova entrada da estação Paulista (Linha 4-Amarela) será construída pelo Metrô e dará acesso à Rua Bela Cintra, ajudando na melhor distribuição do fluxo de passageiros, com mais uma alternativa para chegar e sair da estação. Esse acesso deverá levar os passageiros ao edifício de acesso da Rua da Consolação, onde já estão as escadas rolantes, escadas fixas e elevador.

Para construir esse acesso, foi desapropriada parte de uma passagem aberta de um edifício. A área de fundo do atual acesso da Rua da Consolação será aberta e conectada a essa área desapropriada, onde o Metrô vai construir a passagem de 50 metros de extensão com largura variável entre 4,5 e 2,5 metros, dependendo do ponto. Também haverá acessibilidade, iluminação e comunicação visual.

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  • Data: 29/11/2022 02:11
  • Alterado:15/08/2023 18:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Governo do Estado de São Paulo









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