SP inicia instalação de semáforos inteligentes, com dispositivo para melhorar a fluidez
Até o momento, 16 cruzamentos foram modernizados, mas previsão é de renovar a tecnologia de 2.586 cruzamentos
- Data: 22/08/2023 08:08
- Alterado: 22/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Instalação de semáforos inteligentes
Crédito:Reprodução - SP Regula
A Prefeitura de São Paulo iniciou o processo de modernização dos semáforos da cidade, que terão um sistema inteligente capaz de ajustar seu tempo de abertura de acordo com a demanda de veículos, garantindo maior fluidez do trânsito. Nos próximos 3 anos, a nova tecnologia estará instalada em 2.586 cruzamentos com semáforos, de acordo com a SP Regula, responsável pela modernização.
A previsão é de que, até o fim de 2023, pelo menos 270 cruzamentos já estejam modernizados. A troca dos equipamentos começou neste semestre, na Rua Cardeal Arcoverde e Avenida Doutor Arnaldo, na Zona Oeste. Nas duas vias são 16 semáforos modernizados em operação, 111 em execução e 113 em fase final de projeto.
Nesta fase de testes, o processo de modernização contempla a atualização da rede semafórica, com renovação tecnológica para o funcionamento de acordo com o fluxo de veículos. O novo sistema vai trazer benefícios em cadeia para o tráfego da cidade, como a redução das falhas, pois será possível receber informações em tempo real sobre o status dos equipamentos. Além disso, a fluidez será melhor com a sincronização adequada dos semáforos.
Detectores de veículos integrados ao sistema enviam um sinal ao controlador de tráfego em tempo real, capaz de transformar imagens em dados e, por meio de algoritmos, ajusta o tempo de abertura e fechamento dos semáforos de modo autônomo, de acordo com a demanda.
A ação respeita os tempos de segurança aos motoristas, com sincronia com os demais semáforos da via, e aos pedestres, respeitando o tempo mínimo necessário para que o usuário faça a travessia, de acordo com as normas e cálculos da CET.
Os novos equipamentos são identificados pela placa instalada com a frase “Semáforo em modernização” e podem ser reconhecidos pela linha amarela que contorna a respectiva caixa de luzes (vermelha, amarela e verde).
Sobre a SP Regula
A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula, foi criada pela Lei nº 17.433, de 29 de julho de 2020, sob a forma de autarquia em regime especial vinculada ao Gabinete do Prefeito, possui autonomia administrativa, financeira e orçamentária, sendo responsável pela regulação e fiscalização dos serviços delegados da cidade de São Paulo.