SP inaugura serviço estadual inédito para pessoas em situação de rua durante o inverno
Novo espaço oferece sala de convivência, brinquedoteca, refeitório, banheiros com chuveiros, depósito, atendimento psicossocial e também acolhe pets.
- Data: 02/08/2023 14:08
- Alterado: 01/09/2023 00:09
- Autor: Redação
- Fonte: SEDS
Governo de SP inaugura serviço estadual inédito para pessoas em situação de rua durante o inverno
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, entregou ontem (01/08), para a capital paulista, um equipamento inédito. Trata-se do Serviço Estadual de Acolhimento Emergencial destinado a atender as pessoas em situação de rua, durante o inverno. O espaço é voltado, prioritariamente, para famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, que sejam encaminhadas pela Prefeitura de São Paulo. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, do prefeito Ricardo Nunes, e do secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra.
Com capacidade para até 50 pessoas, contará com suporte de profissionais do serviço social e equipe técnica. Os acolhidos receberão alimentação, pernoite e participarão de atividades socioeducativas. Quando for o caso, serão encaminhados para a rede de saúde e outras políticas públicas.
O Governo do Estado SP investiu R$ 1,3 milhão no novo serviço, que permanecerá aberto, ininterruptamente, até 30 de setembro de 2023 e funcionará das 18h até 08h da manhã do dia seguinte – a partir de 2024, ficará aberto de 01 de junho a 30 de setembro. O espaço está tipificado como serviço de referência e apoio à gestão municipal.
“A cidade de São Paulo é o território com maior número de cidadãos que buscam acolhimento e suporte do poder público. O Governo do Estado está investindo para apoiar a capital a vencer esse desafio e a transformar histórias por meio de um serviço humanizado”, disse o secretário Gilberto Nascimento.
O prédio possui sala de convivência, brinquedoteca, dormitórios, cozinha, refeitório, depósito, banheiros com chuveiros, sala de atendimento psicossocial individual, sala para atividades coletivas e setor administrativo. Tudo isso com acessibilidade para incluir pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos.
Os acolhidos contarão com duas refeições, jantar e café da manhã, e espaço de recreação para crianças. Também poderão guardar seus pertences, incluindo carrinhos, e haverá espaço adequado para os pets.
Além desse novo serviço, a SEDS repassa aos municípios mais de R$ 6 milhões para acolhimento temporário durante o período de baixas temperaturas.
SERVIÇO:
Serviço Estadual de Acolhimento Emergencial
Endereço: Praça da Sé, nº 270 – centro histórico da capital.
Como acessar o serviço: Os encaminhamentos são feitos através dos serviços da Prefeitura Municipal de São Paulo, como Centros Pop, Serviços Especializados de Abordagem e Ampara SP.