SP inaugura primeiro Centro de Convivência Intergeracional para populações indígenas

Serviço vai desenvolver atividades específicas para esse público, além de aulas de futebol, natação, hidroginástica e dança para 120 pessoas

  • Data: 02/04/2024 07:04
  • Alterado: 02/04/2024 07:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
SP inaugura primeiro Centro de Convivência Intergeracional para populações indígenas

Centro de Convivência Intergeracional para populações indígenas

Crédito:Prefeitura de São Paulo

Você está em:

O prefeito Ricardo Nunes inaugurou, nessa segunda-feira (1º), o Centro de Convivência Intergeracional (CCInter) “Estrela do Amanhã”, na zona Norte da capital. Localizado na Rua Comendador José de Matos, 289, é o primeiro serviço da cidade que atenderá um total de 120 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos das aldeias indígenas Tekoa Ytu, Tekoa Pyau, Itakupé, Yvy Porã, Ita Endy, Itáwera e Aldeia Ytu, da região de Pirituba.

“A demanda para a implantação deste equipamento existe há muitos anos e hoje, finalmente, conseguimos realizar esta entrega. Este mês é muito importante, no qual comemoramos, em 19 de abril, o Dia do Povos Indígenas. Por esse motivo, o CCI Inter é um espaço de fundamental importância para esta comunidade”, declarou o prefeito Ricardo Nunes.

Trata-se do 25º equipamento da modalidade Convivência Intergeracional. Seu objetivo é promover o convívio e a interação entre pessoas de várias faixas etárias. A troca de experiências permite a valorização cultural e o desenvolvimento de sociabilidades, reforçando a cidadania e a igualdade social.

Além de oferecer atividades que dialoguem com a cultura indígena, o serviço vai promover, em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) “Instituto Estrela do Amanhã”, aulas de futebol, natação, hidroginástica e dança. No local também serão ofertadas três refeições diárias aos atendidos: café da manhã, almoço e lanche da tarde. O repasse mensal da Prefeitura é de R$ 85.146,51.

De acordo com o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra, o CCI Inter atenderá às características específicas da população indígena local, possibilitando a transmissão e a preservação de seus valores culturais.

“Esta é mais uma entrega, mas é o primeiro equipamento destinado para a população indígena da área da Assistência Social na cidade de São Paulo, um pleito da comunidade que acontece desde o ano de 2011, que nas conferências de Assistência Social aparece como uma demanda prioritária”.

Funcionamento

O atendimento do CCInter é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Conta com uma equipe de profissionais treinados nos cargos de gerência, psicologia, assistência social, técnicos especializados, cozinheiras, auxiliares de cozinha e agentes operacionais de limpeza.

Com este equipamento, a rede socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) passa a ter 25 unidades do CCInter, com capacidade de atendimento de 5.580 pessoas. A zona Norte conta com cinco equipamentos deste segmento, localizados na Vila Maria, Perus, Jaçanã, Freguesia do Ó, Brasilândia, e, agora, Jaraguá.

Em geral, as unidades oferecem atividades físicas, recreativas, teatro, música e contação de histórias, além de artesanato, oficinas de brinquedos, fotografia e encontros que abordam assuntos do cotidiano dos participantes. O acesso para estes serviços ocorre por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Compartilhar:

  • Data: 02/04/2024 07:04
  • Alterado:02/04/2024 07:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados