SP: Confira os endereços das tendas da Operação Altas Temperaturas

Em diversas regiões da cidade, Prefeitura faz distribuição de água, sucos e bonés, além de oferecer espaços para os pets

  • Data: 13/11/2023 10:11
  • Alterado: 13/11/2023 10:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
SP: Confira os endereços das tendas da Operação Altas Temperaturas

Tendas da Operação Altas Temperaturas

Crédito:Paulo Pinto - Agência Brasill

Você está em:

No domingo (13), em que as temperaturas passaram dos 38ºC – o dia mais quente do ano- , a Prefeitura distribui 15.903 garrafas de água, 5.860 sucos, 4.500 frutas e 443 bonés nas dez tendas da Operação Altas Temperaturas espalhadas por diversas regiões da cidade.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) também realizou 13.894 atendimentos. As tendas disponibilizam, ainda, os bebedouros da Sabesp com livre uso de água, inclusive para pets. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) alerta que o tempo continuará quente nos próximos dias e esta segunda (13) termômetros podem chegar aos 38ºC novamente.

Desde o dia 10 de novembro até as 16h deste domingo, as dez tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT) fizeram mais de 52,9 mil atendimentos e distribuíram mais 90,9 mil itens, sendo 53.070 garrafas de água, 13.500 frutas e 16.430 sucos, além dos bonés e da oferta livre de água nos bebedouros.

Os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e agentes das equipes do Ampara SP também prestaram atendimento nas tendas, ofertando acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para as demais demandas apresentadas.
Estado de atenção
Com base no monitoramento meteorológico do CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou estado de ATENÇÃO para a baixa umidade do ar em toda a capital paulista, com percentuais mínimos oscilando entre 25% e 30%. No domingo, este índice pode chegar a 20%.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da área de Atenção Hospitalar, disponibiliza ambulâncias referenciadas para atendimento emergencial, localizadas nas tendas das praças da República e Marechal Deodoro, na região central. Nas tendas das outras regiões, o acionamento de ambulâncias locais é realizado quando for identificado qualquer necessidade de saúde em pessoas em situação de rua.

Endereços das tendas

Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;

Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);

Região Norte – Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);

Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);

Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).

Cuidados
Os munícipes devem redobrar os cuidados para enfrentarem as altas temperaturas, pois casos de desidratação são mais frequentes e exigem maior atenção. A SMS alerta ainda que, nos idosos, ela se apresenta principalmente com agitação, confusão mental, prostração, além de efeitos que podem ser observados na pele, como uma maior flacidez ou aparência ressecada, e nas mucosas, que também ressecam e podem ficar descoradas. Os idosos também podem ser acometidos por tonturas e quedas.

Caso seja identificado qualquer sinal ou sintoma de desidratação, o idoso deve procurar orientação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde será avaliado pela equipe médica que verificará se existe necessidade de reidratação intravenosa ou se o processo pode ser feito em casa. Em casos de emergência, além de poder ser encaminhado para uma UPA por um familiar, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) também pode ser acionado pelo telefone 192.

Prevenção

Para prevenir, é importante estimular o consumo de líquidos, principalmente água. Para idosos que vivem com outras pessoas, é fundamental que esse consumo seja supervisionado. Em outros casos, é preciso que o idoso siga as orientações da equipe de saúde que o acompanha e não deixe de ingerir água, além de estar atento a possíveis sinais de desidratação para procurar o atendimento, caso seja necessário.

Outras formas de evitar quadros de desidratação, especialmente em dias quentes para a população em geral, é evitar a exposição ao sol em horários de pico, fazer o uso de protetor solar, estimular que os exercícios físicos sejam feitos ao final da tarde ou início da manhã e manter os ambientes ventilados. O uso de roupas frescas e a higiene diária também são formas de prevenção. Em dias com baixa umidade no ar é indicado que também se faça uso de algum tipo de umidificador.

Os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e agentes das equipes do Ampara SP também prestaram atendimento nas tendas, ofertando acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para as demais demandas apresentadas.

Compartilhar:

  • Data: 13/11/2023 10:11
  • Alterado:13/11/2023 10:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados