SP: Confira a programação de outubro nos teatros

Programação cultural para todos os gostos e faixas etárias

  • Data: 30/09/2024 10:09
  • Alterado: 30/09/2024 10:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria Municipal de Cultura
SP: Confira a programação de outubro nos teatros

Crédito:Divulgação

Você está em:

TEATRO ALFREDO MESQUITA

Espasmos Urbanos
Dança
03 a 05/10
Quinta, sexta e sábado 21h
60 minutos
+12 anos
Grátis
O ritmo alucinante, a falta de contato entre as pessoas, o medo, a solidão e ao mesmo tempo a vontade antropofágica de sentir o outro, a violência, as paixões e as culpas. Este cotidiano é apresentado em 7 quadros que envolvem todo o elenco e, mais do que narrar uma história, visam elevar o espetáculo a uma experiência sensorial.
Ficha técnica:
Direção: Mirtes Calheiros
Interpretes: Cleia Plácido, Dawn Fleming, Ederson Lopes, Edu Pinheiro, Fany Froberville, Gabriel Góes, Hiro Okita, Leandro Antonio, Lilian Soarez e Mirtes Calheiros.

Heroínas na História?
05 a 26/10
Sábado e domingo 16h
Não haverá apresentação no dia 6/10
60 minutos
Livre
Ingressos pagos:20,00 inteira e 10,00 meia
Quem foram Maria Felipa, Maria Quitéria, Aracy de Carvalho e Margarida Maria Alves? Mulheres que fizeram história, guerreiras, fadas madrinhas e sementes. Todas com um Super Poder. O espetáculo infantil conta a história dessas mulheres que salvaram vidas, lutaram em batalhas e conquistaram direitos. Verdadeiras heroínas. Com uma sonoplastia primorosa, criativa e lúdica a magia acontece. No espetáculo é possível conhecer a história de maneira lúdica e divertida.
Ficha técnica:
Direção: Tato Fischer
Texto: Litta Mogoff

A Última Raposa do Mundo
10 a 13/10
Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h
60 minutos
+10 anos
Grátis
Uma raposinha-do-campo sobreviveu a um apocalipse. Sozinha há mil dias e sem esperança de encontrar outro ser-vivo, ela coleciona os smartphones sem bateria que encontra pelo caminho. Um dia, um smartphone toca.
Ficha técnica:
Elenco: Jhennifer Peguim, Nuno José e Patrick Moreira Lima
Direção e dramaturgia: Moisés Baião

Lusco Fusco
Circo
17 a 25/10
Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h
(às sextas haverá sessão às 14h30)
70 minutos
+12 anos
Grátis
Uma tragicomédia circense livremente inspirada no teatro do absurdo e no cinema mudo. Uma obra contemporânea que integra diferentes linguagens. O que mais importa é contar nossa história. Para tanto, a realidade inspira, mas aqui é transformada.
Ficha técnica:
Elenco:Andrea Macera, Eduardo Brasil
Direção artística: Elisa Rossin
Dramaturgista: Gustavo Miranda

Bach, Bebês e Beatles
20/10
Domingo 11h
60 minutos
Livre
Grátis
Em um espaço de meia arena, com iluminacão acolhedora e adultos com bebês acomodados em almofadas no chão, os atores brincam com sombras, bonecos, teatro de papel, crankie, objetos animados e alguns mecanismos autômatos que movimentam pequenas asas, ondas do mar e estrelas em um céu de móbiles. Breves trechos poéticos são falados pontuando as cenas e momentos musicais.
Ficha técnica:
Vanessa Siqueira Valente e Marcel de Oliveira Lima

O Manual de como Encontrar um Bom Partido
Circo
31/10 a 03/11
Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h
70 minutos
+10 anos
Grátis
A trama acompanha Funúncia em sua jornada hilária e desastrada para encontrar um “bom partido”, guiada por um rádio falante que lhe ensina as supostas regras para ser uma “dama perfeita”. Ao longo do espetáculo, questiona e subverte as expectativas sociais impostas às mulheres, celebrando a liberdade, a autenticidade e a força feminina. Com muita interação com o público, música, e números de mágica, a peça convida a plateia a refletir, rir e, acima de tudo, a celebrar o poder de ser quem realmente somos.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Priscila Senegalho
Elenco: Priscila Senegalho, Fabiana Pimenta e Fuscher Scher

TEATRO CACILDA BECKER

E se fôssemos baleias?
Teatro
04 e 05/10
Sexta e sábado 21h
60 minutos
+12 anos
Grátis
Uma trabalhadora de um centro de distribuição de uma big tech, cuja rotina de 12 horas diárias é consumida pelo trabalho, tem suas noites marcadas pela exaustão e insônia. Uma reviravolta ocorre quando ela finalmente consegue dormir e sonha que é uma baleia. Impactada profundamente por este sonho, comete um erro que resulta em sua demissão, desencadeando uma série de violências que a levam a perder as sensações do próprio corpo.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Victor Nóvoa
Direção: Fernanda Raquel
Elenco: Ana Vitória Bella e Helena Cardoso

S.O.S quase tudo
Teatro infantil
05/10
Sábado 16h
60 minutos
Livre
Grátis
Uma bruxa-palhaça-sensitiva recebe cartas, telefonemas e mensagens com os mais diversos pedidos de ajuda. Através de pequenos rituais, ela vai solucionando os problemas. Os trabalhos são personalizados, criados especialmente para cada pessoa. Mas como as pessoas são bem parecidas, o que funciona especialmente para alguém, pode funcionar para outros também.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Priscila Jácomo e Ricardo Puccetti
Atuação e Texto: Priscila Jácomo
Direção: Ricardo Puccetti

O Deus de Spinoza
Teatro
08 e 09/10
Terça e quarta 21h
60 minutos
+12 anos
Grátis
Ano de 1677 e a Holanda é um dos pólos culturais mais importantes do mundo. Em Amsterdã, em meio aos acontecimentos, um livre pensador, Baruch de Spinoza, questiona as doutrinas e dogmas religiosos e políticos. Ele é chamado a arrepender-se, mas não abre mão de seu pensamento. Assim é condenado pela comunidade e passa pelo Herém, que equivale à excomunhão. Vai viver no exílio e muda o seu nome para Benedictus de Spinoza, do latim. Tem o apoio de seu amigo Jan Rieuwertsz, com quem pode desabafar e contar de seus planos futuros. Um convite à reflexão e à liberdade de pensamento. O espetáculo é pontuado por música sefardita e ladina do século 17.
Ficha técnica:
Texto: Régis de Oliveira
Direção: Luiz Amorim
Elenco: Bruno Perillo, Juliano Dip, David Kullock, Roberto Borenstein e Luiz Amorim
Músicos/Musicistas: Margot Lohn, Lucas Bisparo, Gabriel Ferrara e Marcus Veríssimo

Série de Concertos Temáticos
Música
13/10
Domingo 11h
90 minutos
Livre
Grátis
A Orquestra Filarmônica Sinos Azuis apresenta um concerto em formato
reduzido com o formato de camerata, contendo muita bravura e uma agradabilíssima sonoridade. O público pode esperar grandes surpresas do corajoso repertório que será apresentado.
Ficha técnica:
Músicos: Letícia Venâncio, Andre dos Santos, Samuel Magalhães, Lucas Dantas, Adriana Rebouças, Luciano Nestares Marques, Lucas Fraga, Daniel Magano, Renan Lemos, Tiago Cruvinel, Thiago Costa, Samella Lepore, Eloísa Pico, Marina Kahowec, Renata Cavalheiro, Viviane, Antonio de Oliveira, Jakub Gejer, Stephanie Romano, Leonardo Molan Bispo, Karla Dias, Anderson Vitorino, Thiago Sanches, André Abachioni, Silvana Razzante, Léia Rodrigues, Vívian Navarro e Renan Maia.

Cronistas da Cidade – Circuito Municipal de Cultura
Música
16/10
Quarta 21h
60 minutos
Livre
Grátis
O projeto apresentou-se no Circuito Cultural Paulista entre 2012 e 2013, que também foi um dos contemplados pelo ProArt para as Oficinas dos CÉUS.
Em 2014 e 2015 fez apresentações em ONGs ligadas à educação; também no Pari Bar (dentro de sua programação musical) e na Casa das Rosas (dentro do projeto Sampoemas, aniversário da cidade).
Ficha técnica:
Dani Mattos – voz
Marcelo Monserrat: 7cordas
Edcarlos Encarnação: Cavaquinho
Eduardo Ferreira da SIlva – voz e percussão
Koka Pereira – percussão

Espasmos urbanos
Dança
18 a 20/10
Sexta e sábado 21h e domingo 19h
60 minutos
+12 anos
Grátis
O ritmo alucinante, a falta de contato entre as pessoas, o medo, a solidão e a vontade antropofágica de sentir o outro, a violência, as paixões e as culpas. Este cotidiano é apresentado em 7 quadros que envolvem todo o elenco e, mais do que narrar uma história, visam a elevar o espetáculo a uma experiência sensorial.
Ficha técnica:
Direção: Mirtes Calheiros
Interpretes: Cleia Plácido, Dawn Fleming, Ederson Lopes, Edu Pinheiro, Fany Froberville, Gabriel Góes, Hiro Okita, Leandro Antonio, Lilian Soarez e Mirtes Calheiros.

Choque-Rosa ou com que Armas Lutamos
Circo / teatro
19, 20 e 25/10
Sábado e domingo 16h e sexta 14h30
60 minutos
Livre
Grátis
Quatro palhaças encaram mais um dia de mesmice dentro de casa: limpar, passar, cozinhar e… Peraí? Cadê a Maria?! Com o sumiço da amiga Maria, são obrigadas a enfrentar o tão temido FORA, um lugar que não foi feito para elas, onde nenhuma mulher pode se aventurar. Será?
Ficha técnica:
Direção: Luciana Viacava
Elenco: Mariana Procópio, Vitória Maia, Theo Oliveira e Verônica Mello | Stand in: Kelly Lima e Loi Lima
Dramaturgista: Maria Fernanda de Barros Batalha

A Filha Perdida
23 a 26/10
Quarta, quinta, sexta e sábado 21h
60 minutos
+14 anos
Grátis
Leda é uma professora de meia idade bem-sucedida que viaja de férias para a praia em busca de descanso. Na areia, ao observar a serenidade de uma jovem mãe com sua criança se vê tomada por dilemas que pareciam soterrados no passado: o abandono do marido e das duas filhas em busca de uma vida mais livre. A montagem da Oceânica Companhia de Teatro é uma adaptação para o teatro do romance A Filha Perdida, de Elena Ferrante, pseudônimo da autora italiana famosa por tratar em suas obras, de forma bastante honesta, da opressão que a sociedade exerce sobre as mulheres e as consequências disso na rotina dos relacionamentos.
Ficha técnica:
Direção: Fernanda Castello Branco e Paula Weinfeld
Dramaturgia: Juliana Araujo
Elenco: Juliana Araujo, Maristela Chelala e Alex Huszar

A Filha Perdida
Personagens femininas e feministas de Elena Ferrante
Mesa de debate
25/10
Sexta 19h30
60 minutos
+10 anos
Grátis
Mesa de debate com Maurício Santana Dias, tradutor dos livros de Elena Ferrante, que compõem a Tetralogia Napolitana, e de Camilla Dias, do perfil de literatura @camillaeseuslivros.

A Filha Perdida
Atos de criação: paralelos entre arte e maternidade
Mesa de debate
26/10
Sábado 19h30
60 minutos
+10 anos
Grátis
Mesa de debate com Gabriela Rocha, escritora e pesquisadora em estudos sobre a escrita feminina, ao lado da parteira, pedagoga e atriz Ciléia Biaggioli

Villa-Lobos para Todos
Música
26/10
Sábado 16h
60 minutos
Livre
Grátis
Villa-Lobos para Todos é uma apresentação interativa com repertório do cancioneiro infantil brasileiro, pesquisado e arranjado por Heitor Villa-Lobos para canto coral.
Ficha técnica:
Regente: Dani Mattos.
Cantoras e instrumentistas: Bella Silva, Iza Guedes, Fe Cunha,
Cantoras; Celia Silva, Eve Heine, Fabi Lian, Isabela Marino, Luci Biaggi, Mirella Morelo, Regiane Santana e Sandra Marino.
Percussionista: Koka Pereira.

Alforrias de Papel
Teatro
30/10 a 10/11
Quarta, quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h
Sessões extras: 31/10, 06/11 e 07/11 às 14h30
90 minutos
+14 anos
Ingressos pagos: R$ 20 inteira e R$ 10 meia
Um mergulho nos dilemas e nas contradições de uma sociedade marcada pela escravidão e pela luta pela liberdade. A peça, centrada nas relações de poder, lealdade e traição, revela os conflitos internos de João Romão, um imigrante português que busca ascender socialmente, e Bertoleza, uma mulher negra que, apesar de alforriada, continua presa a um sistema opressor. À medida que João Romão se envolve em um jogo de manipulações para garantir seu sucesso, ele se vê dividido entre seu pragmatismo cruel e as remanescentes fagulhas de moralidade. Bertoleza, por outro lado, luta contra as correntes invisíveis que ainda a mantêm subjugada, mesmo após conquistar sua alforria. Com diálogos intensos e uma narrativa que desafia o público a refletir sobre as cicatrizes deixadas pela escravidão, “Alforrias de Papel” explora a busca por liberdade e dignidade em um mundo onde as alforrias muitas vezes são apenas ilusões de papel
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Márcio Boaro
Elenco: André Capuano, Manuel Boucinhas, Maria Dressler, Mônica Raphael e Nica Maria

TEATRO PAULO EIRÓ

Florestas de Odé
Dança adulto
02/10
Quarta 21h
60 minutos
Livre
Grátis
Florestas de Odé é um espetáculo de dança inspirado nas tradições da cultura yoruba difundidas no Brasil, que perpassa pelas diversas facetas de Oxóssi. O espetáculo aborda os trabalhadores e trabalhadoras submetidos às condições de violências, explorações e opressões que formam o alicerce da sociedade brasileira oriundo da colonização.
Ficha técnica:
Direção Coreográfica e Geral: João Nascimento
Elenco: Letícia Cipriano, Pepeu, Suarrily de França, Lucimeire Monteiro, Tito Nascimento, Barbara Magalhanis, Daniel Pretho, Dallyyla Amazzymba, Juninho V, Rafael Mansor, Reblack e João Nascimento.

Mary Stuart
Teatro adulto
11/10 a 03/11
Não haverá apresentação no dia 27/10
Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h
100 min
+14 anos
Ingressos pagos: R$ 20 inteira e R$ 10 meia
Em uma montagem moderna e acessível ao grande público, o espetáculo Mary Stuart traz a versão contemporânea dos bastidores da rivalidade histórica entre a rainha da Escócia e a rainha da Inglaterra, Elizabeth I, protagonizada por Virginia Cavendish e Ana Cecília Costa (Ana Abbott é a atriz alternante). Um mergulho na vida dessas duas rainhas: onde a traição, a violência e a desonestidade são as armas políticas para se manter no poder.
Ficha técnica:
Adaptação: Robert Icke
Tradução: Ricardo Lísias
Direção: Nelson Baskerville
Elenco: Virginia Cavendish, Ana Cecília Costa, Ana Abbott, Letícia Calvosa, Adilson Azevedo, Anderson Müller, Gustavo Machado, Joelson Medeiros, Iuri Saraiva, Fernando Vitor, Giovani Tozi, Alef Barros e Julia Terron.

Festival das Marias
A quinta edição do Festival das Marias – Festival Internacional de Artes no Feminino, festival multidisciplinar e de caráter internacional que se centra na perspectiva da arte no Feminino em várias áreas da criação artística, se constituindo palco do feminino e colocando sob os holofotes as criações femininas e/ou que tratem do tema, tendo sido criado dentro das metas das ODS 5 e ODS 16, da ONU

Festival das Marias
Cortejo Cênico-Musical
04/10
Sexta 19h30
60 minutos
Livre
Grátis
Cortejo cênico musical por 3 mulheres musicistas e 1 artista malabarista, com claves ou bambolês led, numa ode circense ao universo feminino.
Ficha técnica:
Naiara Perez, Jennifer Martins, Luana Pereira, Camila Midori, Neryssa Sayuri e Isis Talismã

Festival das Marias
Orquestra Sanfônica de São Paulo
04/10
Sexta 20h
60 minutos
Livre
Grátis
Em 06 de abril de 1988 nasce oficialmente a Orquestra Sanfônica de São Paulo, que se firmou no cenário artístico sob a direção da Professora e Maestrina Renata Sbrighi, filha de Elvira Sbrighi e também apaixonada pela musicalidade da sanfona. O repertório da orquestra, ao longo desses anos, foi crescendo e incorporando peças populares, clássicas e também eruditas.
Ficha técnica:
Orquestra Sanfônica de São Paulo:
Musicistas: Renata e Elvira Sbrighi

Festival das Marias
Alice no seu Pequeno Grande Quarto das Maravilhas
05/10
Sábado 16h
60 minutos
Livre
Grátis
O espetáculo infantil , do Grupo Arte Simples de Teatro, é vencedor do Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) na categoria Melhor Elenco (Antônia Pethit, Athena Leto e Alexia Twister) no Teatro infanto-juvenil da cidade de São Paulo (2023). Depois de um dia tumultuado na escola, Alice tem que ficar, por ordem de sua mãe, em seu quarto pensando sobre o ocorrido. De tanto pensar, a menina de sete anos se sente entediada e decide fazer um desenho para passar o tempo. É assim que tem início a aventura.
Ficha técnica:
Atores: Antônia Pethit, Athena Leto e Alexia Twister

Festival das Marias
Sessão de autógrafos – O Feminino na Literatura
05/10
Sábado 17h30
60 minutos
Livre
Grátis
Três autoras que falam do universo feminino farão sessão de autógrafos de seus livros.
Ficha técnica:
Denise Mello, Paloma Franca Amorim, Vanessa Passos e Ketty Valencio.

Festival das Marias
O Nome mais Belo do Medo
05/10
Sábado 19h
60 minutos
Livre
Grátis
Uma dança para resistir à paralisia do medo. Este é um solo de dança que tem como chão a certeza de que não há dança a sós. Realizado entre Portugal e Brasil, incorpora os deslocamentos e comunicações intercontinentais. Compartilhamos um ambiente que existe enquanto se constrói o encontro, tal e qual uma sala se transforma quando amigos se reúnem para escutar um disco, longe de streamings e headphones de ouvido.
Ficha técnica:
Sofia Ó

Festival das Marias
Cortejo Cênico-Musical
05/10
Sábado 20h
60 minutos
Livre
Grátis
Cortejo cênico musical por 3 mulheres musicistas e 1 artista malabarista, com claves ou bambolês led, numa ode circense ao universo feminino.
Ficha técnica:
Naiara Perez, Jennifer Martins, Luana Pereira, Camila Midori, Neryssa Sayuri e Isis Talismã

Festival das Marias
Cantares, com Cida Moreira
05/10
Sábado 21h
60 minutos
Livre
Grátis
Em mais de 45 anos de carreira, Cida Moreira possui extenso currículo e uma trajetória marcada pela versatilidade, que registra 13 discos, 11 filmes, quatro minisséries de TV, três novelas e incontáveis direções musicais em teatro. O espetáculo proposto traz músicas de seu repertório compostas por mulheres, numa viagem pelo universo musical feminino.
Ficha técnica:
Cida Moreira

A Máquina do Tempo: Uma Leitura Extraordinária
Infantojuvenil
12/10 a 03/11
Não haverá apresentação no dia 27/10
Sábado e domingo 16h
60 minutos
Livre
Ingressos pagos: R$ 20 inteira e R$ 10 meia
A peça conta a trajetória de Talita, uma pré-adolescente que vive na atual era tecnológica, praticamente dependente dos aparelhos digitais e da internet. Ao se deparar com uma situação onde esses não estão disponíveis, se vê em um dilema onde a melhor alternativa é de fato iniciar uma leitura. Através das palavras lidas, Talita vivencia experiências inimagináveis e a partir do encontro com os livros a personagem poderá transitar entre a fantasia e o conhecimento, despertando a sua sede por descobertas.
Ficha Técnica:
Diretor: Renato Alves
Texto: Bianca Sobral
Elenco: Bianca Sobral, Jessica Rocha, PH e Priscila Marques

Nós Podemos
Circo
30/10
Quarta 21h
60 minutos
Livre
Grátis
Espetáculo circense que, de forma poética, retrata a dura rotina da mulher periférica. Através de números artísticos e inspirados em histórias reais de suas protagonistas e outras mulheres da periferia, a apresentação destaca as lutas diárias para conquistar seu espaço em uma sociedade marcada pelo
preconceito. A mensagem é clara e poderosa.
Ficha técnica:
Elenco: Erika Trindade, Ana Kelly, Jacqueline Gomes, Jéssica Rodrigues, Letícia Miranda, Taline dos Santos, Laúcia, Solange Ferreira
Direção Artística: Solange Ferreira

Orquestra Ofisa
27/10
Domingo às 11h
60 minutos
Grátis
sob a regência da maestra Silvia Luisa, a Ofisa apresenta um repertório eclético, popular e clássico, sempre com novidades. O concerto é um sucesso de público nas manhãs de domingo.

TEATRO ARTHUR AZEVEDO

Tradições culturais
Dança
03 a 05/10
Quinta 14h30, sexta 21h e sábado 17h e 21h
53 minutos
Livre
Grátis
A Cisne Negro Cia de Dança apresenta programação gratuita especial inspirada em tradições culturais. O espetáculo visa resgatar e homenagear raízes culturais populares, reunindo recentes coreografias do repertório criadas por duas renomadas coreógrafas brasileiras.

Tradições culturais
MAÑANA DE REYES
Coreografia: Dany Bittencourt
Elenco: Leonardo Branco, Mário Gilberto, Willian Gásparo, Gustavo Ambrósio, Gabriela Evangelista e Bruna Nunes
Sábado 17h
16 minutos

Tradições culturais
CRÔA
Direção: Simone Linhares Ferro
Coreografia: Simone Linhares Ferro em colaboração com os intérpretes
Elenco: Cesar Cirqueira, Mário Gilberto, Willian Gásparo, Júlia Poletto, Maria Zanatta, Gabriela Evangelista e Ana Luisa Torres
Sábado 17h
37 minutos

Morte em Veneza
Teatro
4 a 26/10
Não haverá apresentação no dia 06/10
Sexta e sábado 20h e domingo 18h
90 minutos
+14 anos
Ingressos pagos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia
Local: Sala Multiuso
Morte em Veneza é um clássico da literatura de Tomás Mann, que foi Prêmio Nobel de Literatura. Produzido para o teatro pela primeira vez na América Latina, ganha montagem através do convite do diretor do espetáculo Vinicius Coimbra para que Roberto Cordovani interpretasse Gustav Von Aschenbach, protagonista que, cansado da sua rotina de escritor famoso na Alemanha, resolve ir de férias para Veneza e ali, hospedado em um luxuoso hotel, conhece Tadzio, um polonês de 18 anos. Em cena, a problemática das imagens nas relações, o platônico, a falência dos afetos masculinos, a rejeição, o belo, a natureza e as verdadeiras obras de arte.
Ficha técnica
Roberto Cordovani de Moraes – Ator/Atriz
Victor Rodrigues Nunes – Artista Audiovisual

Alforrias de papel
Teatro
10 a 20/10
Quinta, sexta e sábado 21h e domingo 19h
90 minutos
+14 anos
Ingressos pagos:
R$ 20 inteira e R$ 10 meia
Um mergulha nos dilemas e nas contradições de uma sociedade marcada pela escravidão e pela luta pela liberdade. A peça, centrada nas relações de poder, lealdade e traição, revela os conflitos internos de João Romão, um imigrante português que busca ascender socialmente, e Bertoleza, uma mulher negra que, apesar de alforriada, continua presa a um sistema opressor. À medida que João Romão se envolve em um jogo de manipulações para garantir seu sucesso, ele se vê dividido entre seu pragmatismo cruel e as remanescentes fagulhas de moralidade. Bertoleza, por outro lado, luta contra as correntes invisíveis que ainda a mantêm subjugada, mesmo após conquistar sua alforria. Com diálogos intensos e uma narrativa que desafia o público a refletir sobre as cicatrizes deixadas pela escravidão, “Alforrias de Papel” explora a busca por liberdade e dignidade em um mundo onde as alforrias muitas vezes são apenas ilusões de papel.
Ficha técnica:
Dramaturgia e Direção: Márcio Boaro
Elenco: André Capuano, Manuel Boucinhas, Maria Dressler, Mônica Raphael e Nica Maria

Cabaré Tertúlia
Circo
12 a 26/10
Sábado e domingo 16h
Sessão extra 25/10, sexta, às 14h30
60 minutos
Livre
Grátis
Números circenses criados a partir das virtuoses e afetividades artísticas, onde a Tertúlia aparece no encontro e nas potencialidades do fazer coletivo, com números de arremesso de facas, invertidas de solo, roda Cyr, malabarismo e palhaçaria.
Ficha técnica:
Roteiro e Direção: Natália Presser e Ronaldo Aguiar
Elenco: Cintya Rodrigues, Du Circo, Ju Lazzari, Luciana Viacava, Luka Ianchity, Montanha Carvalho, Natalia Presser e Ronaldo Aguiar

Nós podemos
Circo
16/10
Quarta 21h
60 minutos
Livre
Grátis
Espetáculo circense que, de forma poética, retrata a dura rotina da mulher periférica. Através de números artísticos e inspirados em histórias reais de suas protagonistas e outras mulheres da periferia, a apresentação destaca as lutas diárias para conquistar seu espaço em uma sociedade marcada pelo preconceito.
Ficha técnica:
Elenco: Erika Trindade, Ana Kelly, Jacqueline Gomes, Jéssica Rodrigues, Letícia Miranda, Taline dos Santos, Laúcia, Solange Ferreira
Direção Artística: Solange Ferreira

Desfábulas – Cantadas
Teatro infanto-juvenil
22/10
Terça 10h30 e 14h30
50 minutos
Livre
Grátis
O espetáculo redescobre as fábulas que todos conhecem com uma abordagem vibrante, repleta de bonecos artesanais e personagens folclóricos como o Curupira, a Caipora e a Yara. As músicas ao vivo, dinâmicas e cativantes, complementam esse espetáculo criado pela Cia. Articularte, especialista em animação de bonecos, proporcionando uma combinação surpreendente de diversão e reflexão para o público infantil e familiares.
Ficha técnica:
Texto e Direção: Dario Uzam
Elenco: Camila Khodr, Flávio Borzi, Ricardo Mancini, Surley Valerio.

Cronistas da cidade – Circuito Municipal de Cultura
Música
23/10
Quarta 21h
60 minutos
Livre
Grátis
“Se você escrever cinco volumes sobre a periferia, não conseguirá defini-la melhor do que dizendo que alguém na cidade de São Paulo precisa comprar pavio pro lampião. O poder de observação e síntese de Adoniran era fabuloso”, afirmou Paulo Vanzolini sobre o criador do samba “Apaga o fogo, Mané”. Existe uma grande afinidade entre os dois compositores. Cronistas, inventores de personagens, de tipos e “causos” paulistanos, ícones da cultura popular de São Paulo, Adoniran e Vanzolini capturaram esse jeito de ser peculiar do habitante da cidade recém metrópole, repleta de viadutos e edifícios altos, mas também de arrabaldes, vilas e ruas de aspecto interiorano, onde a luz da Light sempre acaba e começam a vela, o querosene e a carroça de burro. Esta afinidade é o mote do projeto Cronistas da cidade, que alia ao repertório musical de ambos à poesia de Vanzolini e à invenção de Adoniran.
Ficha técnica:
Dani Mattos – Voz
Marcelo Monserrat – 7 cordas
Emerson Bernardes – Cavaquinho
Edu Batata – Voz e percussão
Koka Pereira – Percussão

Rei Lear
Teatro
31/10 a 03/11
Quinta, sexta e sábado 20h30 e domingo 19h
120 minutos
+14 anos
Grátis
O rei da Bretanha decide dividir o reino entre as suas três filhas, Cordelia, Regan e Goneril. Porém, Cordelia se recusa a participar do ritual de passagem da coroa, e o rei, furioso, a condena ao exílio. O exílio de Cordelia põe em marcha a completa desagregação do reino. Sem coroa, traído pelas filhas e vendo seu reino à beira da guerra, Lear afunda em uma espiral de loucura.
Ficha técnica:
Direção: Ines Bushatsky
Elenco: Alexia Twister, Antonia Pethit, DaCota Monteiro, Ginger Moon, Lilith Prexeva, Maldita Hammer, Mercedez Vulcão, Thelores, Xaniqua Laquisha
Texto adaptado: João Mostazo

Compartilhar:

  • Data: 30/09/2024 10:09
  • Alterado:30/09/2024 10:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria Municipal de Cultura









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados