SP: Bloquinho Pet recebe mais de 600 visitantes em sábado de pós-Carnaval
Evento realizou ainda mais de 430 procedimentos, entre vacinação antirrábica e microchipagem, aos cães e gatos da capital
- Data: 27/02/2023 07:02
- Alterado: 27/02/2023 07:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
"Woody"
Crédito:Acervo SMS
O Bloquinho Pet, promovido pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebeu mais de 600 visitantes em sua 1ª edição neste sábado (25). Além das visitas, foram feitos mais de 430 procedimentos, entre vacinação contra a raiva e a microchipagem, aos cães e gatos do município.
Ao todo, foram aplicadas 231 vacinas contra raiva, 204 microchips implantados, além disso, 235 novos Registros Gerais do Animal (RGAs) e 72 termos de castração foram emitidos. O dia também foi de recebimento de doações que serão destinadas aos animais que sofrem com as enchentes ocorridas no litoral norte. A Cosap também promoveu o “cãocurso” de fantasia que teve a participação de dezenas de cães.
“Foi um dia excelente, com a presença de tutores de todas as regiões da cidade, em busca de serviços que garantem a saúde e a segurança dos seus animais de estimação, o que mostra que as pessoas estão cada vez mais conscientes da importância de praticar a guarda responsável”, disse Analy Xavier, coordenadora da Cosap.
A implantação do microchip, o RGA e a vacinação antirrábica são destinadas a cães e gatos a partir de três meses de idade. Luiz Carlos Barbosa Alves, diretor da DVZ, área que integra a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), enfatiza a importância da vacinação, oferecida gratuitamente no município. “A raiva é uma doença grave que pode ser transmitida para os humanos pelo contato com a saliva infectada do animal, por isso vacinar o pet é a melhor forma de proteger a todos contra essa zoonose.”
“Cãocurso” de fantasia
Se todos os animais que compareceram ao Bloquinho Pet saíram ganhando em saúde e proteção, alguns ganharam em dose dupla, depois de participarem do “cãocurso” de fantasia com muita graça, originalidade e bom humor. Os premiados foram Slash (sem raça definida), fantasiado de Slash, o guitarrista (3º lugar), Thor, um yorkshire que se vestiu de Pateta (2º lugar) e Brownie, um dachshund, que caprichou na fantasia de Woody (1º lugar). Todos receberam como prêmio uma cesta de produtos para cães.