SP: Assistência e Desenvolvimento Social atendeu 3 mil famílias durante a Operação Verão
Entre 1º de novembro e 20 de março foram entregues cerca de 33 mil itens de primeira necessidade, durante mais de cem chamados emergenciais
- Data: 24/03/2022 09:03
- Alterado: 17/08/2023 07:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Assistência e Desenvolvimento Social atendeu mais de 3 mil famílias durante a Operação Verão
Crédito:Tânia Rêgo - Agência Brasil
Quando teve início a Operação Verão, entre 1º de novembro e 20 de março, as equipes da Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizaram 126 atendimentos. Durante esse período foram atendidas mais de 11 mil pessoas, que totalizaram três mil famílias. E foram distribuídos 33 mil itens de primeira necessidade como colchões (a maior doação: 9 mil unidades), cobertores, cestas básicas, kits de higiene e de limpeza.
A Zona Leste foi a mais afetada pelas fortes chuvas, especialmente nas últimas semanas do verão. Nessa área a CPAS recebeu cerca de 40 acionamentos da Defesa Civil e prestou atendimentos a um número superior a 5 mil pessoas. A região Oeste teve sete atendimentos e foi a localidade com menor número de ocorrências.
Suporte
A SMADS se antecipou ao início do verão – que começou em 21 de dezembro de 2021 e terminou no dia 20 de março de 2022-, com o objetivo de dar suporte e apoio às pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas e iniciou a Operação Verão 50 dias antes, em 1º de novembro. As equipes de CPAS estiveram de prontidão, mobilizadas no atendimento às pessoas afetadas pelas chuvas e realizaram a distribuição de kits de primeira necessidade, além de encaminhamentos para os Centros de Acolhida da rede socioassistencial.
Do início ao fim da ação, a capital registrou mais de 940,30 milímetros de chuva, sendo janeiro o mês mais chuvoso, com 378,6 milímetros, número acima da média dos últimos anos, que é de 280 mm. Na contramão, fevereiro registrou 69,2 milímetros neste verão, enquanto a média comum de chuvas para o período é aproximadamente de 240 mm. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
CPAS
A Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e presta atendimentos – quando acionada pela Defesa Civil – às pessoas em situação de vulnerabilidade social que encontram-se em emergências e de calamidade pública em todas as regiões da cidade de São Paulo.