SP: Artistas dos territórios dos CEUs fazem releitura de obras de Candido Portinari
A ação é organizada pelo Museu da Imagem e do Som, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME)
- Data: 26/02/2022 13:02
- Alterado: 17/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
MIS
Crédito:Prefeitura de SP
Artistas e grafiteiros dos territórios dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), indicados pelos Núcleos de Ação Cultural de cada uma das unidades, participam neste sábado (26), do “Portinari Parade”, uma grande ação de releituras de obras do artista plástico brasileiro Candido Portinari, nas áreas externas do MIS (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo) e do Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia (MUBE).
A ação é organizada pelo Museu da Imagem e do Som, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) por meio da Divisão de Cultura da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU). Os Núcleos de Ação Cultural dos CEUs, equipamentos ligados à SME, têm o objetivo de articular a cultura local dos bairros dando mais oportunidades para os artistas da região.
A atividade é uma prévia da exposição Portinari para todos, que acontece no MIS Experience a partir de 5 de março. Entre as obras que serão lembradas na ação estão: Os Retirantes, O Mestiço, Menino com Pião, Meninos no Balanço, entre outros.
O mutirão, além de ser uma homenagem a Portinari, cuja morte completa 60 anos em 2022, tem objetivo de dar visibilidade aos artistas locais da cidade de São Paulo. A expectativa é que no futuro as obras que forem produzidas no sábado sejam expostas em todos os CEUs da capital, de forma itinerante.
Sobre a exposição Portinari para Todos
A megaexposição reinterpretará mais de 150 obras do artista, a partir de recursos tecnológicos e audiovisuais que preencherão todo o espaço expositivo do MIS Experience. A exposição poderá ser visitada de 05/03 a 10/07, e o site oficial é o www.portinariparatodos.com.br. A iniciativa faz parte do programa Modernismo Hoje, criado pelo Governo de São Paulo para celebrar o centenário da Semana de 1922.