Solo EU|TELMA tem apresentação gratuita no Sesc São Caetano
O espetáculo usa da temática da morte, além da barreira dos conceitos éticos e legais, para falar de relações afetivas e amor fraternal
- Data: 30/10/2019 13:10
- Alterado: 30/10/2019 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: Nicole Marangoni
Crédito:Rafael Latorre
O espetáculo é resultado de uma pesquisa de Nicole Marangoni iniciada em 2013. Palavras como: autobiografia, performatividade, teatralidade, teatros do real, teatro documentário conduziram a pesquisa e a encenação.
O espetáculo é uma ação performativa a partir da realidade de Marangoni que usou de uma situação autobiográfica, os cuidados de fim de vida de seu pai, para construir uma ficção pautada, em partes, por uma experiência real.
A história ficcional de Telma (uma cuidadora de idosos) se torna o “bisturi” de Marangoni para “dissecar” as experiências e pesquisas da atriz sobre a temática da morte.
Em “EU|TELMA”, Marangoni desvela sentimentos e ideias sobre o cuidar nos processos de fim de vida, o espetáculo se destaca esteticamente por abordar a temática da morte de maneira afetiva, direta e utilizar a linguagem multimídia da projeção para transpor o espectador à uma realidade lúdica de “instalação cênica”.
Como parte das experiências reais, Nicole é palhaça em um Núcleo de Cuidados Paliativos desde 2017 e integrou como voluntária o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional e prevenção ao suicídio.
Como referências para a encenação, Nicole pesquisou filmes como “Amor” (2012), de Michael Haneke; “Sonata de Outono” (1978), de Ingmar Bergman; “Kya Ka Ra Ba A” (2001) e “O Segredo das Aguas” (2014) de Naomi Kawase; “Elena” (2012) e “Olmo e a Gaivota” (2014), de Petra Costa; “Fale com Ela” (2002), de Pedro Almódovar; “Jogo de Cena” (2007) e “Edifício Master”(2002), de Eduardo Coutinho; entre outros. Outra referência importante foi o livro “A Morte É Um Dia Que Vale a Pena Viver”, de Ana Claudia Quintana Arantes, médica especialista em cuidados paliativos.
Sobre Nicole Marangoni (atriz criadora/dramaturga)
Formação: Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Centro de Pesquisa Teatral coordenado por Antunes Filho e Doutores da Alegria.
Pesquisa dramaturgia desde 2007, com espetáculo “Terra” ganhou o prêmio de dramaturgia no IX Festival de Guaçuí.
Atuou em mais de 20 espetáculos: “Stoneheddies” de André Araújo com direção de Naiene Sanchez; “Depois da vida”, com direção de Juliana Galdino; “O Castelo” de Kafka com direção Pietro Floridia, uma parceria entre o Grupo XIX e o Teatro dell Argine; “A Tempestade” de Shakespeare com direção de Marcelo Lazzarato. Performer na exposição“Xu Zhen’s March 6th in Art of Change: New directions from China” da Hayward Gallery Londres.
Palhaça e gestora da TrupeCali e do projeto Palhiare, atende aos pacientes de um Núcleo dos Cuidados Paliativos do HCFMUSP desde 2016.
O solo EU|TELMA estreou na Sala Atelier da Aliança Francesa-São Paulo. E cumpriu 24 apresentações.
SINOPSE
O espetáculo mescla depoimentos ficcionais e autobiográficos que permeiam a temática da morte. A partir de uma situação autobiográfica – os cuidados de fim de vida de seu pai, a atriz Nicole Marangoni, desenvolve a narrativa ficcional de Telma, uma cuidadora de idosos que perdeu a mãe prematuramente e vive com seu pai jardineiro.
FICHA TÉCNICA
Concepção geral, dramaturgia e atuação: Nicole Marangoni
Provocações cênicas: Evinha Sampaio, Janaína Leite, Naiene Sanchez e Rhena de Faria
Iluminação: Yuri Cumer
Arte gráfica: Eramir Neto
SERVIÇO
EU|TELMA com Nicole Marangoni
SESC SÃO CAETANO – R. Piauí, 554 – Santa Paula, São Caetano do Sul – SP
Sexta dia 1 de novembro de 2019
As 20:00
Ingressos: gratuitos distribuídos 1 hora antes do espetáculo
Classificação: 14 anos
Duração: 50 minutos
Informações: (11) 42238800