“Sobre Monstros” traz diálogos entre as obras de cinco artistas e uma dupla
Exposição pode ser vista na LONA Galeria, em São Paulo, entre 12 de março e 7 de maio
- Data: 03/03/2022 09:03
- Alterado: 17/08/2023 08:08
- Autor: Redação
- Fonte: LONA Galeria
Gárgulas - Marina Woisky
Crédito:Divulgação
A LONA Galeria inaugura no dia 12 de março, às 13h, a mostra “Sobre monstros”, que reúne trabalhos de cinco artistas e uma dupla, na Barra Funda, em São Paulo. A exposição gratuita tem curadoria de Sylvia Werneck, que convidou os artistas Gabriel Pessoto e Gabriel Torggler, representados pela LONA, a indicarem artistas cuja produção dialogasse com a deles em termos conceituais ou formais. O conjunto traz representações múltiplas que se revelam em desenhos, pinturas, obras têxteis e instalações. A mostra pode ser visitada até o dia 7 de maio.
Segundo Sylvia, o evento tem uma proposta curatorial semi-horizontalizada. “Com o conjunto definido, emergiram questões que perpassam as pesquisas do grupo: o estranho, o bizarro, o que foge às convenções e aquilo que nos amedronta. Dos pesadelos às criaturas fantásticas, passando por convenções sociais opressivas e pulsões inconfessáveis, os monstros se manifestam de diferentes maneiras”, disse.
A dupla distorções análogas, formada por Vinícius Chavarria e Caroline Fernandes, constrói seus desenhos simultaneamente, um processo “frankensteinista” porque coloca subjetividades e mesmo seus corpos em estado de negociação constante.
Gabriel Pessoto confronta os universos do ambiente doméstico e da pornografia através de estratégias que demandam um olhar atento para captar as ironias do processo criativo. Gabriel Torggler apresenta obras recentes com materiais de construção civil, habitadas por criaturas em transição entre a figuração e a abstração.
Os têxteis de Luciana Monteiro falam de um universo feminino sob a perspectiva das sombras que o ameaçam, como o machismo estrutural, e as sombras internas que resistem às regras comportamentais. Apropriando-se de imagens de acervos, Marina Woisky executa impressões distorcidas na fronteira entre o bi e o tridimensional. Wagner Olino se vale do grotesco para expressar medos íntimos e coletivos em composições que buscam desconstruir o cânone e afirmar a feiura como resistência.
Serviço:
LONA — Exposição “Sobre Monstros”
Artistas
distorções análogas
Gabriel Pessoto
Gabriel Torggler
Luciana Monteiro
Marina Woisky
Wagner Olino
Local: Rua Brigadeiro Galvão, 990
Abertura: 12/3/22, às 13h
Entrada gratuita
Encerramento: 7/5/2022
Horário de Visitação: de quarta-feira a sábado, das 13h às 17h