SJC promove exposição que celebra a tolerância entre religiões
Projeto traz retratos de sacerdotes de diferentes crenças em momentos de expressão da fé
- Data: 01/11/2023 16:11
- Alterado: 29/09/2024 12:09
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria da Justiça e Cidadania
Religião
Crédito:Tânia Rêgo - Agência Brasil
O Fórum Inter-religioso Para Uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, programa da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), apresenta a exposição áudio fotográfica “Deus Existe?”, aberta a partir desta segunda-feira (6/11), na sede da pasta, no centro da Capital. Com a proposta de desmistificar a intolerância o projeto celebra o respeito à diversidade de crenças e denominações, incluindo a liberdade de não ter crença.
No total, a mostra reúne 22 fotografias, de 60×90 cm. Cada uma delas retrata pessoas em momentos de expressão de sua fé, em seus púlpitos e altares das mais variadas crenças. Destes, todos são sacerdotes à exceção de um dos retratados que é ateu.
“Com essa exposição, temos a oportunidade de mostrar que é possível viver em paz, respeitando as diferenças de fé e credo. Religiosos de diversas vertentes foram retratados neste trabalho tão importante do fotógrafo Chico Max”, comenta a presidente do Comitê Gestor do Fórum Inter-religioso Para Uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, Vania Soares.
Cada um dos retratados na mostra foi convidado a responder a mesma lista de perguntas:
1 – Deus existe?;
2 – Como é a sua fé?;
3 – De que modo você a vive?;
4 – Como vê a fé dos outros?.
As respostas, em vídeo, podem ser acessadas pelo QR Code impresso abaixo do retrato de cada retrato.
A eclética lista de sacerdotes inclui a Monja Coen do Budismo, e representantes de religiões politeístas como o hinduísmo e o candomblé, monoteístas como Judaísmo, islamismo e variadas religiões cristãs: como a católica, umbanda, e mórmon e espírita.
O projeto é uma parceria da SJC com o fotógrafo e psicólogo, Chico Max, e a Casa da Reconciliação, entidade da Arquidiocese de São Paulo.
Retratados pelas lentes do fotógrafo Chico Max, que utiliza conceitos da psicologia e da neurociência no desenvolvimento de projetos fotográficos sempre com propósito e significado.
Sobre o Fórum Inter-Religioso
Programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, o Fórum Inter-religioso Para Uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença é um espaço democrático de diálogo, instituído por lei, com competência para implementar política de Estado de enfrentamento e combate à intolerância religiosa e promoção da cultura de paz e da liberdade de crença.
O Fórum tem como missão defender, proteger, promover a liberdade religiosa; disseminar a cultura de paz; e combater a intolerância religiosa. O Estado de São Paulo é pioneiro na criação do programa, que vem servindo de modelo para outros municípios e estados.
Serviço
Exposição áudio fotográfica “Deus Existe?”
Data: de 6 a 14 de novembro de 2023
Horário: das 9 às 16 horas
Local: Hall de entrada da Secretaria da Justiça e Cidadania
Endereço: Pátio do Colégio, 184, Centro – São Paulo/SP