Sites da Prefeitura de São Paulo atingem 40 milhões de traduções em Libras

Parceria com plataforma especializada conta com Hugo e Maya, avatares que traduzem simultaneamente conteúdos em português para a Língua Brasileira de Sinais

  • Data: 17/08/2023 15:08
  • Alterado: 17/08/2023 15:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Sites da Prefeitura de São Paulo atingem 40 milhões de traduções em Libras

Sites da Prefeitura de São Paulo atingem 40 milhões de traduções em Libras

Crédito:Prefeitura de SP

Você está em:

As páginas da Prefeitura de São Paulo na internet alcançaram a marca de 40 milhões de traduções de seus conteúdos em Libras, a língua oficial para pessoas com deficiência auditiva. Por meio de uma parceria, todas as páginas contam com uma ferramenta que permite a tradução simultânea dos conteúdos para a linguagem de sinais, que é feita por dois avatares (Hugo e Maya).

A tradução serve principalmente para pessoas com deficiência auditiva e que apresentam dificuldade de compreensão de textos escritos. Acionar a tradução é muito simples. Por meio de celular, tablet ou de computador, o usuário acessa uma página da Prefeitura, das secretarias ou das subprefeituras.

Nela, assim como nesta página, há no canto direito um ícone com duas mãos azuis. Basta clicar e depois levar o cursor sobre qualquer elemento da página (título ou textos, por exemplo). Automaticamente, Hugo ou Maya iniciarão a tradução do texto em português para Libras.

Esse serviço inclusivo é feito por meio de parceria da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) com a plataforma Hand Talk, empresa que disponibiliza o Tradutor de Sites, uma ferramenta prática que converte o texto em português para Libras.

Acessibilidade

O número de pessoas com deficiência auditiva justifica essas e outras iniciativas inclusivas. De acordo com os dados do IBGE, o Brasil tem 2 milhões de pessoas nessa situação. Em São Paulo, são 120 mil surdos.

Por isso a importância da Libras, considerado o segundo idioma oficial do país, o que permite que o munícipe com surdez, deficiência auditiva e dificuldade de compreensão esteja conectado aos serviços e conteúdo da cidade, também nos formatos virtuais.

Apesar de ser obrigatória por lei desde janeiro de 2016, quando a Lei Brasileira de Inclusão entrou em vigor, a acessibilidade digital ainda traz alguns desafios. Em razão disso, a Prefeitura de São Paulo disponibiliza serviços como a Central de Intermediação em Libras, que permite que pessoas com deficiência auditiva e surdos tenham acessibilidade em quaisquer serviços públicos do município, e o Selo de Acessibilidade Digital, que concede certificado para sites e portais eletrônicos que cumprem com critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente.

Compartilhar:

  • Data: 17/08/2023 03:08
  • Alterado:17/08/2023 15:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados