Site do Itaú Cultural estreia novas colunas de música e questões raciais neste mês
Está no ar Na Ponta da Agulha, assinada pelo radialista Jorge Lz. Já a partir do dia 27, a jornalista e professora Rosane Borges dá início a reflexões voltados a questões raciais.
- Data: 18/01/2023 09:01
- Alterado: 18/01/2023 09:01
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:
Está no ar Na Ponta da Agulha, assinada pelo radialista, curador e pesquisador musical carioca Jorge Lz. A partir do dia 27 a jornalista e professora maranhense Rosane Borges dá início a reflexões e olhares voltados à negritude. Também no portal, o público pode conferir as já existentes Grande Angular, sobre experimentações em curtas-metragens, e Encontros com a Nova Literatura Brasileira Contemporânea, com curadoria voltada a autores de diferentes regiões do país.
O site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br estreia, em janeiro, duas novas colunas mensais. Os temas são música e questões raciais e se somam às de audiovisual e literatura, já existentes. Está no ar o primeiro texto de Na Ponta da Agulha, no qual o produtor cultural, DJ, radialista, curador e pesquisador Jorge Lz se refere ao trabalho das cantoras baianas Jadsa e Josyara como destaques significativos na produção musical de seu estado.
Bahia de Todos os Sons é o título desse texto, no qual, em uma espécie de linha do tempo, o autor aponta nomes importantes de lá e que colaboraram com a modernização da música brasileira, em diferentes momentos da história. Entre eles, Gal Costa, Raul Seixas, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, ÀTTØØXXÁ e BaianaSystem. Ele segue versos de Gilberto Gil, como “meu caminho pelo mundo, eu mesmo traço, a Bahia já me deu régua e compasso […]”.
Nesse contexto, o autor inclui trabalhos como o de Letieres Leite & Orkestra Rumpillez e da Orquestra Afrosinfônica. Também destaca que a cantora Jadsa reúne influências do pop, rock, jazz e da música popular brasileira em trabalhos surpreendentes, como Olho de vidro, seu disco de estreia. De Josyara, ele chama a atenção para o violão personalizado, que também dialoga com elementos afrossinfônicos e com batidas eletrônicas.
Por fim, nessa partilha de olhares, Lz ainda brinda o público com playlists de músicas das cantoras e de outros artistas citados no texto. Assim, busca uma aproximação musical entre artistas e leitores.
Próxima e anteriores
O segundo lançamento do mês acontece no dia 27 (sexta-feira), quando a jornalista e professora Rosane Borges terá publicado o primeiro dos escritos sobre questões ligadas à raça. A pauta da colunista trará à tona outros temas da atualidade ligados à temática.
As novidades no site do Itaú Cultural se juntam a outras duas. Encontros com a Nova Literatura Brasileira Contemporânea, escrita pela professora e pesquisadora Fabiana Carneiro da Silva, e que faz uma curadoria para apresentar – também a cada mês, desde julho de 2021 –, uma autora de uma região do país. O objetivo é estimular o público a se aprofundar na produção literária que vem se renovando, acerca do país, dos costumes, das relações interpessoais e sociais, raciais e de gênero.
Desde maio de 2021 no ar, a jornalista Luísa Pécora, criadora do site Mulher no Cinema, assina a coluna Grande Angular. Nesse espaço, a autora busca aproximar profissionais de cinema e o público por meio de entrevistas, análises e debates sobre a presença da mulher nas produções cinematográficas no Brasil e no exterior. Esta coluna segue até 31 de maio deste ano.
SERVIÇO:
Novas colunas do site do Itaú Cultural
Na Ponta da Agulha, com Jorge Lz
Questões raciais, com Rosane Borges