Site do Itaú Cultural dedica espaço a Abdias do Nascimento
A obra e trajetória de um dos maiores ativistas dos direitos civis e humanos das populações negras, que deixou um legado de lutas pelo povo afrodescendente no Brasil
- Data: 18/05/2021 14:05
- Alterado: 18/05/2021 14:05
- Autor: Redação
- Fonte: Itaú Cultural
Crédito:
O dia 23 de maio marca os 10 anos da morte de Abdias do Nascimento. Para homenagear o ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras, o site do Itaú Cultural relembra a exposição dedicada a ele, realizada em 2016 dentro do projeto Ocupação.
Abdias Nascimento (1914-2011) dedicou-se por inteiro à luta contra o racismo. Combateu em múltiplas frentes para valorizar a cultura africana e recuperar a autoestima do negro, bem como para rever a noção de que no Brasil se vivia uma democracia racial. A extensão das suas atividades é tão surpreendente quanto o fato de que, em tantas delas, precisou ser pioneiro. “Quem já não sentiu”, pergunta ele, “a atmosfera de solidão e pessimismo que rodeia o gesto inaugural, quando se tem a sustentá-lo unicamente o poder de um sonho?”
A 32ª Ocupação, que teve sua trajetória como tema, contou com curadoria do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), representado por Vinícius Simões, que assinou, ainda, a expografia, e Elisa Larkin Nascimento, co-fundadora e diretora presidente, além do Itaú Cultural. O material completo da exposição pode ser acessado no site da série https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/abdias-nascimento/.
A mostra resgatou momentos emblemáticos da história de Abdias, sua participação em grupos artísticos como a Santa Hermandad Orquídea, a fundação de iniciativas como o Teatro do Sentenciado, o Teatro Experimental do Negro e o Museu de Arte Negra, e de grupos de articulação política, social e de pesquisa como a Convenção Nacional do Negro, o Memorial Zumbi, o próprio Ipeafro. Foram também representados seus mandatos como Deputado e Senador.
Estiveram igualmente presentes, suas obras artísticas e itens do acervo Ipeafro, como pinturas, documentos históricos, correspondências, discursos, entrevistas, depoimentos, manuscritos e fotografias. Todo o conjunto revela a intensa atividade e personalidade deste notável brasileiro, de quem não é possível separar o ativista, o artista e o intelectual. Todas essas faces de Abdias ainda podem ser acessadas no site do projeto https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/abdias-nascimento/.
SERVIÇO:
10 anos de morte de Abdias do Nascimento
Dia 23 de maio (domingo)
No site do Itaú Cultural