Sistema inteligente detecta queda de idosos e pessoas com mobilidade reduzida
Projeto foi apresentado durante a Eureka 2020 da Mauá
- Data: 25/11/2020 11:11
- Alterado: 25/11/2020 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: IMT
Crédito:Letícia Teixeira
A Eureka 2020, tradicional evento do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), realizada de 06 a 08 de novembro de forma on-line (eureka.maua.br), trouxe quase 200 projetos em prol da saúde, sustentabilidade, engenharia, design, administração e negócios, todos inspirados nas diretrizes dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (propostos pela ONU). Um dos destaques foi a Pulseira inteligente MONQUE: Monitoramento de quedas – projetada pelos formandos do curso de Engenharia Eletrônica da Mauá, Luis Roberto Moreno Dollazi, Mauricio Pirez Wanseele Junior e Thiago Henrique dos Santos Souza.
A inspiração para o projeto veio do elevado índice de queda dos idosos e pessoas com outras restrições de mobilidade. Por isso, a pulseira inteligente contém sensores capazes de enviar dados e informações para uma central, notificando qualquer movimento estranho ou brusco do usuário, garantindo o socorro mais rápido.
Tecnologia
O projeto utiliza técnicas de Inteligência Artificial para detectar situações de perigo por meio de análise de imagens e a utilização de pulseira é para que o sistema possa validar ou não essa intercorrência. A confirmação de uma queda fará disparar um alerta de comunicação aos responsáveis, utilizando dispositivos celulares.
“Há possibilidade de demonstração. Vale ressaltar que os testes realizados até o momento responderam de maneira satisfatória, e o valor da pulseira deve ser acessível a todas as classes sociais”, conclui Luis.