“Sistema Braille” é tema de formação para PAI de Ribeirão Pires
Ação da Secretaria de Educação faz parte do Programa de Formação continuada
- Data: 18/11/2019 09:11
- Alterado: 18/11/2019 09:11
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
“Sistema Braille” é tema de formação para Professores de Apoio à Inclusão de Ribeirão Pires
Crédito:PMETRP
As escolas municipais de Ribeirão Pires contam com o reforço dos Professores de Apoio à Inclusão (PAI) para fortalecerem o trabalho de atenção pedagógica aos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na rede. Os profissionais fazem parte de readequação promovida em 2017 pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.
Na última quarta-feira, dia 13 de novembro, esses professores que atuam na sala de recursos multifuncionais participaram de capacitação com o tema “Sistema Braille e Tecnologias Assistivas para Deficientes Visuais”. A formação foi ministrada pelo professor José Nilton, que é deficiente visual, e pela professora Camila Lima, que faz parte do Núcleo de Orientação Especializada da Secretaria de Educação.
De acordo com o professor José Nilton, o objetivo foi conscientizar os Professores de Apoio à Inclusão que atuam em salas de recursos e atendem alunos com necessidades educacionais especiais sobre a importância da escrita e leitura Braille. “No que diz respeito à alfabetização de crianças cegas, o contato direto com a grafia das palavras, por meio da leitura, é algo imprescindível para um bom desempenho escolar e profissional de todo ser humano”, explicou.
Durante o encontro foi abordada também a criação do Sistema Braille, as tecnologias assistivas nos dias atuais utilizadas pelos deficientes visuais, tais como leitores de tela para computadores e celulares, e as ferramentas tecnológicas para escrita e leitura Braille.
As professoras também utilizaram na prática, em seus próprios celulares, um software que é leitor de tela para smartphones (Android) chamado Talkback. Foram apresentados, ainda, materiais usados nas aulas de Braille, como regletes e máquina Braille, mostrando como manipulá-los para a obtenção da escrita e leitura.
Atualmente, cerca de 285 estudantes das escolas estão inseridos no trabalho de inclusão. “Estamos implantando projetos sob uma nova perspectiva na Educação, visando a integração com qualidade de ensino. Por isso, o professor de apoio, junto com o professor titular da sala, elabora o plano de trabalho, de acordo com a realidade e especificidades de cada turma “, explicou a secretária de Educação de Ribeirão Pires, Flávia Banwart.