Sindicato debate resíduos sólidos e lança campanha de coleta de óleo
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC promove amanhã, dia 7, em parceria com o Movimento de Alfabetização do ABC -o Mova-ABC – um debate sobre a destinação dos resíduos sólidos. O evento será realizado às 18h, no Centro de Formação Celso Daniel, a partir das 18h, e está sendo promovido em comemoração ao Dia do […]
- Data: 07/06/2013 08:06
- Alterado: 07/06/2013 08:06
- Autor: Redação
- Fonte: SMABC
Crédito:
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC promove amanhã, dia 7, em parceria com o Movimento de Alfabetização do ABC -o Mova-ABC – um debate sobre a destinação dos resíduos sólidos. O evento será realizado às 18h, no Centro de Formação Celso Daniel, a partir das 18h, e está sendo promovido em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado na última quarta-feira, dia 5 de junho. Durante o debate será também lançada uma Campanha para arrecadação de óleo de cozinha para a Cooperativa CooperSelecta.
O debate será uma atividade preparatória para a I Conferência Regional do Meio Ambiente, que acontece nos dias 14 e 15 de junho no Consórcio Intermunicipal do ABC. Entre os palestrantes, estão a vice-coordenadora do curso de Planejamento Territorial da UFABC, Silvana Zioni, e o secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de São Bernardo, Tarcísio Secoli.
Segundo a diretora executiva do Sindicato Ana Nice Martins de Carvalho, a realização do encontro representa uma contribuição da entidade para discussões sobre o meio ambiente e o consumo sustentável na região. Segundo ela, é importante realizar fóruns como esse, para ampliar o conhecimento sobre o tema, mas também ir além, em ações concretas. “Um exemplo disso é o apoio às cooperativas que desenvolvem atividades econômicas baseadas na sustentabilidade, como é o caso da CooperSelecta”, ressalta.
A ideia, segundo Ana Nice, é incentivar as empresas a destinarem o óleo utilizado em seus restaurantes para que a cooperativa possa dar uma destinação correta e sustentável, transformando o produto em sabão ecológico.
A cooperativa CooperSelecta recebe o nome do bairro onde moram os 12 integrantes da pequena fábrica de reciclagem, o Parque Selecta, em São Bernardo. Lá, os cooperados transformam o óleo de cozinha que coletam na vizinhança, por vezes de porta em porta, em sabão de uso doméstico, evitando que o material seja dispersado na natureza.