Sinais de estresse no corpo
O estresse crônico é, muitas vezes, a primeira etapa de três doenças do século: crise de ansiedade, burnout e depressão
- Data: 20/09/2022 10:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Puravida
Estresse
Crédito:Pixabay
Cansaço constante, irritabilidade, insônia, dificuldade para se concentrar. São sinais de que você está sofrendo de estresse. Segundo estudos da ISMA (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse), 70% da população brasileira sofre de estresse. E este problema pode gerar consequências mais graves.
O estresse crônico é, muitas vezes, a primeira etapa de 3 doenças do século: crise de ansiedade, burnout e depressão.
Mas você não precisa fazer parte das estatísticas. Escute o corpo, preserve a saúde e inicie uma transformação agora mesmo. A Puravida, empresa que nasceu com o propósito de facilitar a prática de um estilo de vida saudável, apresenta os oito principais sinais de estresse no corpo. Preste atenção e, caso identifique, procure ajuda especializada.
Cansaço: o estresse é um estado que eleva os níveis de cortisol e adrenalina. Esses hormônios aumentam a disposição em curto prazo, porém em períodos prolongados desgastam e desequilibram o organismo, resultando em um cansaço incomum.
Insônia: momentos de estresse fazem com que o corpo produza adrenalina para encarar tais circunstâncias, podendo ocasionar dificuldades em dormir, por conta desse estado de alerta.
Memória ruim e falta de concentração: o cortisol, hormônio ligado ao estresse, tem seus níveis elevados de acordo com o estresse que sofremos. Este nível aumentado afeta as funções cognitivas, pode resultar em falta de memória e concentração.
Dores de cabeça e no corpo: a produção de adrenalina em excesso desencadeia diversos efeitos, como a contração dos músculos, que pode resultar tanto em dores de cabeça como dores no corpo.
Irritação e ansiedade: o estresse é uma reação ocasionada por situações de perigo, ameaça ou sobrecarga de atividades. Como consequência, dificulta o relaxamento e pode provocar irritabilidade e contribuir para a ansiedade.
Aumento da pressão arterial: quando expostos ao estresse, inúmeras mudanças fisiológicas podem ocorrer, como a aceleração dos batimentos cardíacos, que pode fazer com que a pressão arterial suba.
Intestino preso ou solto: o nível de cortisol elevado por conta do estresse pode causar distúrbios gastrointestinais. Isso porque atrapalha as secreções digestivas e compromete o sistema imune, diminuindo a capacidade de combater bactérias, fungos e vírus.
Gripes e resfriados constantes: o estresse desorganiza a produção e concentração de hormônios do corpo. Isso afeta diversos aspectos da saúde, inclusive o sistema imune, deixando o corpo suscetível a agentes patológicos.