Simulação de resgate abre a Semana Nacional de Trânsito em Guarulhos
Ação chamou a atenção do público e teve o objetivo de sensibilizar sobre a importância de ser responsável no trânsito
- Data: 18/09/2019 17:09
- Alterado: 18/09/2019 17:09
- Autor: Redação
- Fonte: Detran.SP
Crédito:divulgação/ Detran.SP
Dezenas de pessoas que passavam pelo calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro de Guarulhos, pararam no final da manhã desta quarta-feira (18) para assistir à simulação de resgate em acidente de trânsito realizado pelo Corpo de Bombeiros em uma ação conjunta com o Detran.SP, que distribuiu material educativo no local.
A simulação teve o objetivo de sensibilizar o público na Semana Nacional de Trânsito, celebrada entre esta quarta-feira e o dia 25 de setembro em todo o país.
“É uma ação importante para sensibilizar as pessoas sobre a consciência e a responsabilidade que é preciso ter no trânsito”, disse Wagner Silva Vieira, superintendente da região metropolitana do Detran.SP.
De tão realista, a simulação foi confundida por algumas pessoas como cena verdadeira. Mas o material educativo distribuído e a narração feita por um dos bombeiros logo mostravam os verdadeiros objetivos da ação.
“Eu achei muito importante para conscientizar a população sobre os riscos de acidente, principalmente após o consumo de álcool”, disse a dona de casa Elizabeth Aparecida de Moura, uma das pessoas que assistiram à simulação de 40 minutos.
Além dos bombeiros, a ação envolveu profissionais do Samu e policiais militares. Dois carros foram posicionados em uma cena de acidente, com duas vítimas fictícias maquiadas como se estivessem machucadas e sangue cenográfico nos veículos.
O narrador explicou ao público todas as etapas do resgate das vítimas fictícias: uma delas estava presa nas ferragens e a outra não. Um dos carros precisou ter uma das portas e o teto retirados para que a vítima fosse resgatada e encaminhada para o carro de resgate do Corpo de Bombeiros. A outra foi retirada com mais facilidade e foi levada pelo Samu.
Os médicos e enfermeiras presentes também participaram da simulação, atendendo as vítimas no local do acidente encenado.
A simulação foi realizada em cerca de 40 minutos e recebeu muitos aplausos das pessoas que lotaram o calçadão.
Com experiência em salvamentos, a soldado Jéssica Lacerda, do Corpo de Bombeiros, representou uma das vítimas.
“Foi uma experiência importante para a aprendizagem de todos os presentes”, disse.
O resgate de vítimas presas em ferragens em acidentes de trânsito é uma operação complexa, que exige preparo técnico, equipamentos modernos e trabalho coletivo dos bombeiros. Tudo isso visando minimizar os abalos emocionais e traumas físicos provocados por um grave acidente.
Outras simulações de resgate ocorrerão durante a Semana Nacional de Trânsito na Capital e em cidades do Interior de São Paulo. Uma delas será na avenida Paulista, em frente ao Masp, no próximo domingo (22), às 10h.
O salvamento veicular é o procedimento usado para localizar, acessar, estabilizar e transportar uma vítima presa no interior de um veículo, usando técnicas de desencarceramento e extração veicular.
Ações na Capital e no Interior
A abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito foi realizada neste dia 18, às 14h, na sede do Detran.SP, com o lançamento de material do MOBA (Programa Mobilidade Ativa) e as palestras “Educação Emocional no Trânsito”, com o professor Rodrigo Ramalho; e “Os Comportamentos Humanos mais Letais no Trânsito e Como Mudar essa Realidade”, com Aly Said Yassine, da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).
A abertura foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Detran.SP.
Durante a semana, o Detran.SP realizará, em parceria com várias instituições, outras ações educativas na Capital e no Interior. No total, serão por volta de 400 atividades em todo o Estado de São Paulo, entre exposições de carros batidos, palestras em empresas e escolas, pedágios educativos, gincanas estudantis, atividades do Clube do Bem-te-vi, distribuição de materiais e simulações com óculos 3D.