Shows de Souto MC e Siba Pari, oficina de passinho, batalha de rima e mais nas Fábricas de Cultura
A agenda de abril das Fábricas de Cultura ainda terá exposição que mescla pichação e cultura indígena e programação para celebrar o aniversário do distrito de Capão Redondo
- Data: 26/04/2024 08:04
- Alterado: 26/04/2024 08:04
- Autor: Redação
- Fonte: Poiesis
Souto MC
Crédito:Divulgação
O público não pode deixar de passar nas Fábricas de Cultura – Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis – durante o mês de abril. Confira algumas opções para se divertir nas zonas Norte e Sul da cidade, e em Osasco:
Zona Norte
A exposição “OÎMOMARÃ: manter-se vivo na adversidade” da artista e MC Sarah Key, atuante no movimento hip-hop e multiartista, apresenta o movimento da pichação em paralelo com o movimento indígena como ferramentas diretas de reivindicação e retomada de territórios. A artista coloca a pichação como uma forma de contestar como as grandes cidades foram construídas em cima de florestas e rios. O público poderá visitar a exposição até 27 de abril, das 9h às 18h, na Fábrica de Cultura Jaçanã. Sarah é indígena e mantém a própria grife.
Em abril, a atividade mensal BiblioVisita leva os frequentadores da biblioteca da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha para a exposição “Pequenas Áfricas: o Rio que o samba inventou” em cartaz no Instituto Moreiras Salles (IMS), localizado na Avenida Paulista. Os interessados devem se inscrever na recepção da biblioteca. São 40 vagas e os participantes têm transporte e lanche. A visita será no dia 26, sexta-feira, a partir das 13h.
Ainda no dia 26, o público poderá aproveitar dois shows na Fábrica de Cultura Jaçanã que celebram o Dia dos Povos Indígenas (19/04). A partir das 19h, a cantora, percussionista, arte-educadora, produtora e diretora musical Siba Puri apresenta um show imperdível ao unir elementos da cultura pernambucana e jamaicana com a arte ancestral dos Puri, povo originário do sudeste brasileiro.
Mais tarde, às 20h, é a vez de Souto MC animar o público do Jaçanã. Desde o primeiro single em 2014, Souto abriu o próprio caminho no rap paulistano, levando de forma independente o empoderamento, característica constante do trabalho que vem realizando. Em 2019, lançou o primeiro disco intitulado “Ritual”, onde fala sobre o resgate de sua ancestralidade indígena.
E o hip-hop continua na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha com a 100ª edição da Batalha de Rima na Fábrica, no sábado, 27/04, às 14h30. Os encontros mensais da Batalha buscam dar espaço para MC’s da região na pegada freestyle. Neste edição comemorativa o público poderá assistir batalhas dos manos, das minas, das monas e mais atrações convidadas.
No dia 30, terça-feira, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a dançarina, coreógrafa, professora e pesquisadora de Danças Negras, tradicionais e urbanas Jô Gomes para uma Oficina de Passinho. A aula será das 19h às 21h e não é necessário se inscrever, bastando comparecer na Fábrica no horário.
Zona Sul
O aniversário do distrito Capão Redondo é apenas em 1º de maio, mas a Fábrica de Cultura da região vai iniciar a celebração ainda em abril. No dia 25, quinta-feira, às 19h, acontece o Fábricas de Stand Up, um show de humor pensado e desenvolvido dentro desse território da periferia da zona Sul com o intuito de levar os humoristas da comédia em pé ao encontro do público que geralmente não tem acesso aos grandes clubes de comédia.
Já no sábado, 27, às 16h, a diversão será na 2ª edição do Ball Isso é Baile com o coletivo Amem. O evento reúne 10 categorias inspiradas na cena de dança do Capão Redondo e honrando os movimentos, grupos e importantes artistas revolucionários da região e outras periferias do mundo. A Ball terá discotecagem ao som de Hip Hop, Funk, House Music; uma banca de júri com figuras importantes da cena kiki Ballroom; e no microfone Félix Pimenta e Zaila para conduzir o baile que traz categorias como runway, vogue femme e passinho.
Nos dias 27 e 28 de abril, das 12h às 17h, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís recebe a Mostra de Dança Style, focado no Hip-Hop Dance e suas variadas vertentes, como urban, krumpology, hip-hop new school, com workshops e showcases de grupos da região (zona sul) e do estado de São Paulo. Também no dia 28, mas na Fábrica de Cultura Capão Redondo, acontece o Baile Nostalgia. O evento, organizado pela Cia Samba Rock Nato, vai das 18h às 21h e pretende levar para o público os antigos bailes black de São Paulo. O público terá um baile-aula nostalgia com introdução a dança do samba rock ao som de artistas como James Brown, Al Green e Beth White.
Região Metropolitana
E a agenda termina na Fábrica de Cultura Osasco com o tradicional Sextou na Praça, evento que recebe artistas locais para se apresentarem na praça em frente a Fábrica no fim de cada mês como uma forma de valorizar a produção artística local. No dia 26/04, sexta-feira, às 19h30, é a vez do Samba da Loba, uma roda concebida por Carol Seixas, Lua Ibelli e Mariana Brimdjam para cantar clássicos do samba, dos pagodes dos anos 1990, cantigas populares, além de algumas surpresas contemporâneas.
Confira a programação completa do mês no site das Fábricas de Cultura.