Show “Em Transe” de João Bubiz é destaque na programação da Babadó
A primeira edição da Mostra Cultural LGBTQIA+ da Freguesia do Ó acontece em 18 de junho e a programação finaliza com shows de Stand up, um deles é "Em Transe" de João Bubiz
- Data: 01/06/2022 10:06
- Alterado: 17/08/2023 03:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
João Bubiz
Crédito:Divulgação
A Babadó – Mostra Cultural LGBTQIA+ é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo já que o projeto foi contemplado pelo PROAC e terá 100% de verba pública. A produção do evento é da empresa Renata Poskus Eventos e Comunicação e conta com apoio da Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo e da Casa Municipal de Cultura Salvador Ligabue.
O evento acontecerá no sábado, 18 de junho, das 10 às 21 horas. Todas as atividades da Mostra Cultural são gratuitas e abertas ao público em geral e de todas as idades, de crianças a idosos, para as oficinas artísticas que acontecem durante o dia e a partir de 16 anos para os pocket shows que serão realizados a noite. O show “Em Transe” de João Bubiz é um dos destaques.
João Bubiz conta de maneira divertida e inusitada casos, situações e momentos vividos até chegar aonde está e onde quer chegar. “Em Transe”, marca uma nova era para o jovem de 29 anos, que aos 27 beirando 28 se realiza ao finalmente se entender e se identificar no gÊnero masculino.
As curiosidades e descobertas desse novo universo não poderiam ser contadas de outra maneira, um tanto quanto cômica do quanto podemos rir de nós mesmos. O show é uma transição de tudo que a vida pode proporcionar, como lidar com essa mudança de gênero, como a sociedade reagiu, o que vem por trás da dor e como podemos fazer graça dos detalhes. “Em Transe” é um presente dividido com o público de como podemos rir de coisas que muitas vezes são levadas como tabu para sociedade.
João Bubiz conta um pouco de sua trajetória e seu processo de aceitação como Homem Trans: “Até um tempo atrás eu ainda me reconhecia como uma mulher lésbica, e tornei isso assunto para meus shows e conteúdos. Há pouco mais de 1 ano foi quando o start aconteceu, em uma palestra realizada no youtube space consegui visualizar exatamente aquilo que já sentia e não queria aceitar por várias questões internas/pessoais. Relutei muito até entender que aquele corpo não me pertencia, quando comparava corpos com amigas e pessoas próximas sempre me referia a algum corpo masculino. Na minha maneira de enxergar também e a disforia com meu corpo foi ficando cada vez maior, até que em um show recebi um cartão de uma terapeuta casada com um homem trans – que estavam na plateia – e com a ajuda de terapia consegui visualizar toda minha história na palma da mão, e decidi que sou e sempre fui um homem. A aceitação chegou quando compreendi que para ser Homem não precisa disso ou daquilo que a sociedade impõe e sim, de ser e revolucionar a maneira de enxergar os gêneros. Um passo de cada vez, e deixando o processo leve e divertido.”
João Bubiz sempre usou do humor para se expressar, primeiro como a “sapatão gorda” e agora como homem trans em processo.
“O que eu falo e repito, meu show não é apenas para rir. Parece até cômico falar isso, mas desde que eu me reconhecia como lésbica já usava a comédia como ferramenta para levar para outras pessoas a informação necessária para que ela entenda/ compreenda e respeite as escolhas sexuais /gênero/ e tudo de cada individuo. Por isso, você vai rir de todas as desgraças que acompanham uma história de maneira reconfortante e prazerosa. Subir no palco, e fazer as pessoas riem de coisas que a transição está me proporcionando sabendo que o Brasil é o país que mais mata pessoas transgêneras é a certeza que a minha voz é necessária para ecoar aos quatro cantos, com um grito carregado de gargalhada que ‘nossa existência é importante, a gente existe ‘“, conta o primeiro comediante trans do país.
Sobre a Babadó, João Bubiz declara: “Sempre brinco que a minha maneira de fazer militância é estar em palcos e ocupando lugares que anos atrás seriam impossíveis para ‘pessoas como eu’. A potencialidade de eventos como esse é extremamente importante e nobre, tanto socialmente falando quanto necessário. Que cada vez mais tome maiores proporções e consiga atingir uma massa gritante de pessoas seguras de si, libertas e com vontade de fazer acontecer mesmo em tempos sombrios. O evento Babadó é uma forma de revolucionar cada vez mais o mercado e diversificar cada vez mais.”
O show “Em Transe” de João Bubiz é indicado para maiores de 16 anos e os ingressos gratuitos podem ser retirados
Serviço
Babadó – Mostra Cultural LGBTQIA+ da Freguesia do Ó –
Todas as atividades são gratuitas
Local: Casa Municipal de Cultura Salvador Ligabue – Freguesia do Ó – Largo da Matriz, 215
Data: sábado, 18 de junho
Horário: das 10 às 21 horas
Instagram: @babadofestival