Seu Jorge faz da reinauguração de Teatro Municipal de São Caetano um grande espetáculo
Se dizendo honrado em participar desta reinauguração, Seu Jorge faz espetáculo na reabertura do Teatro Municipal de São Caetano
- Data: 05/04/2024 23:04
- Alterado: 06/04/2024 09:04
- Autor: Rodilei Morais
- Fonte: ABCdoABC
Seu Jorge em São Caetano
Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC
O Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho foi reinaugurado na noite desta sexta-feira (05) com o show do músico e ator Seu Jorge esbanjando ginga no novo palco em São Caetano. Construído em 1968, o equipamento contou em sua reforma com o maior investimento já feito na Cultura na cidade — além da obra que ergueu o próprio.
Com a apresentação marcada para às 20h30, o prefeito do município, José Auricchio Junior — acompanhado do secretário de Cultura, Erike Busoni, da primeira-dama Denise Auricchio e do deputado estadual Thiago Auricchio — falou antes sobre a relevância desta reinauguração. O gestor se disse emocionado com esta entrega, de um local importante para a cena cultural local, regional e até nacional.
Busoni — formado na Fundação das Artes de São Caetano — declarou que sempre sonhou estar neste palco e lhe faltavam palavras para expressar a satisfação de vê-lo reformado. O secretário conta que a obra incluiu ainda toda a parte do total de 1.093 assentos, as adaptações de acessibilidade, uma nova refrigeração, além do telhado ter sido refeito. Segundo ele, desde o anúncio da reinauguração “o telefone da secretaria não para de tocar,” com produtoras em busca de datas para marcar shows, peças e outros espetáculos na casa.
A secretária de Cultura do estado de São Paulo, Marilia Marton, que também já dirigiu a pasta em São Caetano, participou do cerimonial de entrega e afirmou que faltam teatros públicos para abrigar a tamanha produção artística do Brasil. O Teatro Paulo Machado de Carvalho reinaugurado, portanto, vem fortalecer essa cena tão fértil.
O show de Seu Jorge em São Caetano
Seguindo imediatamente o cerimonial, a banda de Seu Jorge subiu ao palco e já animou o público com uma jam instrumental que antecipava um dos maiores sucessos do cantor. O artista se juntou ao grupo para entoar Mina do Condomínio em sua voz grave e trazendo muito samba no pé.
Seu Jorge declarou estar honrado em ter sido convidado para marcar esta reinauguração. O prefeito Auricchio havia comentado — na coletiva de imprensa que antecedeu o show — que era uma vontade antiga trazer o cantor a um evento cidade e Seu Jorge ficou extremamente feliz com o convite. De fato, o músico demonstrou isso elogiando a beleza do teatro e até trocando o verso da letra de Pessoal Particular. “Agora eu vou te dar uma dica, São Caetano é tão lindo,” cantou Seu Jorge.
O público também estava feliz em recebê-lo. Com os ingressos para o show distribuídos na troca por alimentos destinado ao Fundo Social de Solidariedade, as entradas se esgotaram em menos de uma hora. A prefeitura ainda montou um telão e dispôs cadeiras para acomodar a população que não conseguiu garantir seu lugar no teatro.
A repertório do show incluiu ainda temas obrigatórios como Carolina, Quem Não Quer Sou Eu e músicas de outros artistas, como Leci Brandão e Nego Drama, dos Racionais MC’s — recitada com emoção e intensidade por Seu Jorge. O cantor também trouxe novidades como uma inédita que deve sair em seu próximo disco, previsto para junho e incluiu solos e improvisos de todos os músicos despejando qualidade técnica e maestria nos ritmos tocados.
O show se encaminhou para o final com Tive Razão e com Seu Jorge reforçando sua felicidade em estar presente nessa reinauguração, “fomentando a cultura, você fomenta a educação e fomentando a educação a gente caminha para reduzir as desigualdades.” Ele também se disse feliz com a forma com que os ingressos foram distribuídos, em troca dos alimentos, comentando que ele sabe na pele como é estar em uma situação de vulnerabilidade.
Salve, Jorge encerrou a apresentação deixando um gosto de “quero mais” — e teve mais. A banda retornou ao palco e tocou Sossego, de Tim Maia, Felicidade — que também teve São Caetano inclusa nos seus versos (“É num fim de semana curtir uma São Caetano que é bacana com um pôr do sol de arrasar”) — e Burguesinha. No bis, o público nem permaneceu em seus assentos: todos se levantaram e uma multidão ocupou a frente do palco.
Depois dessa reabertura em grande estilo, resta ao Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho seguir recebendo grandes espetáculos — não somente na música, mas em todas as artes que seu palco pode acolher.