Setur-SP lança guia de turismo rural em um dos principais eventos de agronegócio do Brasil
Publicação traz 290 propriedades de 39 municípios paulistas. Turismo de SP também leva produtores regionais de café, queijo e vinho para degustação
- Data: 27/06/2024 14:06
- Alterado: 27/06/2024 14:06
- Autor: Redação
- Fonte: Setur-SP
Crédito:Alan Morici / Setur-SP
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) participa a partir desta quinta-feira, 27, da 6ª edição do Global Agribusiness Festival (GAFFF), um dos principais eventos do agronegócio do país, realizado na capital. Na ocasião, a Secretaria lança o Guia Turístico Rural do Estado de SP, promove destinos e ações do turismo paulista em seu estande e compartilha produtos artesanais premiados que integram as rotas gastronômicas de SP.
Em novo formato este ano, o GAFFF expande para além de seu tradicional espaço de palestras, incluindo também uma feira de negócios, experiências gastronômicas e entretenimento. “O impacto deste evento na cadeia do turismo é enorme, gera empregos e promove a inovação”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP, que esta tarde participa de um painel com o presidente da Faesp Senar, Tirso Meirelles; e Guilherme Nastari, diretor da Datagro.
O Guia Turístico Rural do Estado de SP inclui 290 propriedades de 39 municípios paulistas. São mais de mil propriedades rurais catalogadas de 361 cidades, com trilhas, cachoeiras e inúmeras atividades ligadas ao campo. Estado mais rural do Brasil, São Paulo tem no agro uma força econômica que responde a 38% do PIB paulista – e se destaca pela simplicidade da vida no campo e a qualidade de seus atrativos, incluindo hospedagens estruturadas, culinária típica do interior e atrativos em destinos de todo o Estado.
O turismo rural é um dos segmentos mais procurados pelos viajantes que escolhem São Paulo. Avança cerca de 30% ao ano no país, segundo um estudo do Sebrae. Organizado pela Datagro, uma consultoria com atuação global presente em mais de 50 países, o GAFFF é apresentado pela empresa XP, com o apoio institucional da Aprosoja Brasil e da Aprosoja São Paulo, além de outras entidades setoriais, empresas e universidades.
Ao lado de Guilherme Nastari, diretor da Datagro, consultoria agrícola; e Tirso Meirelles, presidente da FAESP/Senar, o secretário Lucena destaca esta tarde,