SESI-SP apresenta aula sobre processo de criação na dramaturgia
Ministrado pelo artista português Ricardo Cabaça, o “Laboratório de dramaturgia -- As palavras na paisagem” foi realizado pelo Núcleo de Dramaturgia SESI-SP
- Data: 09/09/2022 09:09
- Alterado: 09/09/2022 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: Sesi-SP
Crédito:Divulgação
A oficina aberta, realizada em outubro de 2021, foi ministrada pelo autor português Ricardo Cabaça com a premissa de desenvolver a relação entre espaço e o exercício da escrita, através da presença do artista numa determinada geografia, assimilando os elementos naturais ou artificiais que o envolvam.
Agora, a aula está disponível na integra no do Centro Cultural Fiesp. Assim, quem se interessar pelo assunto poderá assistir à apresentação onde e quando quiser.
O debate gira em torno do desenvolvimento da relação entre espaço e o exercício da escrita, por meio da presença do dramaturgo numa determinada geografia, assimilando os elementos naturais ou artificiais que o envolvam nesse ambiente. Além de ser um processo bilateral, onde o autor é permeável ao espaço, também,?este é uma construção concreta da obra, vemos o ato da escrita como uma revolução do espaço.
Ricardo Cabaça
Licenciado em Estudos Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e frequência no Mestrado em Estudos de Teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os seus textos foram dirigidos ou publicados em Portugal, Brasil, Espanha, França e Angola. Participou no Seminário Internacional de Dramaturgia 2015 (Obrador d’Estiu) em Barcelona, na Sala Beckett, com Simon Stephens. Em 2016 foi o dramaturgo português convidado para a residência artística do?Chantiers?d’Europe, no Théâtre de?la?Ville, em Paris. Atualmente desenvolve oficinas de dramaturgia, assim como projetos de dramaturgia em Portugal, Espanha e Brasil. Cofundador e Codiretor Artístico da?33 Ânimos, juntamente com Daniela Rosado, desde a sua fundação, em 2012.?