Sesc São Paulo realiza a Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
De 15 a 22 de junho, unidades da capital, interior e litoral abordam a temática em roda de conversas, palestras, vivências, sarau de poesia, jogos e apresentações
- Data: 14/06/2023 10:06
- Alterado: 31/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: Sesi-SP
Fabiana Cozza
Crédito:José de Holanda
No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, o Sesc São Paulo inicia a campanha com a temática Idadismo e desumanidade, com ações em 39 unidades da capital, litoral e interior, até o dia 22 de junho. Por meio de atividades como palestras, rodas de conversa, vivências, saraus, jogos, apresentações entre outras, a instituição busca fomentar e ampliar as discussões e reflexões sobre o tema. A campanha pretende trabalhar acerca dos preconceitos que as pessoas idosas sofrem, reforçando a importância da defesa do direito ao envelhecimento digno para todas as pessoas. A programação completa pode ser acessada em: sescsp.org.br/contraviolencia.
O idadismo, ou etarismo, é uma forma de preconceito sofrida por pessoas devido à idade, seja ela qual for, e geralmente, está acompanhado de estereótipos, limitações e discriminações. Segundo dados do Relatório Mundial sobre Idadismo de 2021, publicado pela Organização Mundial de Saúde, foi comprovado que a cada duas pessoas no mundo, uma é idadista contra pessoas idosas.
Pensando em como evidenciar e combater esse preconceito, o Sesc São Paulo realiza atividades que traçam um intercâmbio cultural com diálogos entre pessoas de diversas faixas-etárias e que incentivam a qualidade de vida e saúde por uma perspectiva humana e um olhar voltado para o futuro.
“A campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa faz parte do programa Trabalho Social com Idosos (TSI), do Sesc São Paulo, que é pioneiro na área e uma referência no que tange ações com pessoas idosas e a valorização do processo de envelhecimento. Em 2023, o programa completa 60 anos e grande parte desta experiência se dá pelo olhar para o envelhecimento e à promoção da saúde por meio de ações socioeducativas em diálogo com a arte e a cultura”, comenta o diretor do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda.
Programação
Com diversas linguagens culturais e atividades que ressaltam e dão visibilidade ao tema deste ano, a programação aborda assuntos em diferentes perspectivas, com o intuito de alcançar todos os públicos e colocar em discussão temas sobre as políticas públicas que envolvem e asseguram o bem-estar da pessoa idosa.
Destaque para o bate-papo musicado “Entre gerações e canções”, que visa um diálogo que aborda o idadismo e seus impactos na sociedade, reunindo referências e canto com as Pastoras do Rosário e mediação de Fabiana Cozza. Já na vivência “Possíveis Janelas para Ver o Tempo Correr”, da Cia. O Povo em Pé, o público poderá passear livremente por cinco estações instaladas, experimentando jogos, leitura, experiências sensoriais e depoimentos em áudio que pretendem sensibilizar sobre o que é o Idadismo.
Na atividade “Acesso a um tempo que não tem fim – A perspectiva do Povo Xavante sobre envelhecer, idadismo e desumanidade”, Angela Pappiani e Cris Ceschi contam histórias e experiências sobre como o Povo Xavante e outros povos tradicionais, lidam com o processo de envelhecimento.
Trabalho Social com pessoas Idosas (TSI): 60 anos transformando vidas
Pioneiro no trabalho social com pessoas idosas, o Sesc São Paulo realizou a primeira reunião voltada a discutir ações que promovessem saúde e bem-estar ao público idoso em 26 de setembro de 1963, na unidade Carmo. A partir de então, o Sesc criou o Trabalho Social com Idosos (TSI), que há 60 anos busca reafirmar o protagonismo desse grupo no contexto social. Nesses anos o programa esteve em constante evolução, caminhando junto à sociedade para projetar um futuro de mais qualidade de vida e sem preconceitos.
Confira a programação da Campanha de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa:
Idadismo e Desumanidade
Roda de conversa sobre Idadismo, seus impactos na sociedade e os desdobramentos na arte. Com a atriz Cleide Queiroz e a psicóloga e psicoterapeuta Maria Lúcia da Silva.
Dia 15 de junho, quinta-feira, 15h – Centro de Pesquisa e Formação
Envelhecimento, aparência e o combate ao idadismo
Ciclo de palestras envolvendo a discussão sobre envelhecimento e aparência como forma de debater, conscientizar e combater o idadismo. A proposta deriva da disciplina “Envelhecimento e Aparência” da (EACH) – USP e possui coordenação da Profa. Dra. Andrea Lopes, com mediação de Bárbara Aires e Branda Carvalho. A ação culminará em um desfile performance de looks oriundos dos encontros e das discussões vivenciadas no processo.
De 14 a 30 de junho, quartas e sextas, 11h às 12h30 | Desfile no dia 02 de julho, 11h às 12h30 – Sesc Avenida Paulista
Entre gerações e canções
Visando o diálogo entre as gerações e a diversidade cultural, o bate-papo musicado aborda o idadismo na sociedade e os seus impactos nos diversos marcadores sociais, reunindo ainda heranças, referências e canto com as Pastoras do Rosário e mediação de Fabiana Cozza.
Dia 15 de junho, quinta-feira, 14h – Sesc Itaquera
Viver envelhece! Idadismo em pauta
O que é idadismo? Como reconhecê-lo no cotidiano? Como isso afeta a sociedade como um todo? A especialista em envelhecimento, Beltrina Cortê, participa de um bate-papo sobre o modo como a sociedade enxerga a velhice e os preconceitos relacionados a ela e ao processo de envelhecimento.
Dia 15 de junho, quinta-feira, às 13h – Sesc Pompeia
Dia 16 de junho, sexta-feira, às 15h – Sesc Santana
Dia 19 de junho, segunda-feira, às 18h30 – Sesc Florêncio de Abreu
Dia 20 de junho, terça-feira, às 11h15 – Sesc Santo Amaro
Dia 21 de junho, quarta-feira, às 19h30 – Sesc Mogi das Cruzes
Dia 22 de junho, quinta-feira, às 14h – Sesc Guarulhos
Possíveis Janelas para Ver o Tempo Correr
Nesta vivência serão propostas cinco estações por onde o público passeia livremente experimentando jogos, leitura, experiência sensorial e depoimentos em áudio que tem como intencionalidade a sensibilização sobre o que é Idadismo e como ele circula na sociedade. Com a Cia O Povo em Pé.
Dia 16 de junho, sexta-feira, às 12h – Sesc Campinas
Dia 18 de junho, domingo, às 13h – Sesc Taubaté
Dia 20 de junho, terça-feira, às 14h – Sesc Osasco
Dia 21 de junho, quarta-feira, às 14h – Sesc Rio Preto
Menos Idadismo e mais Poesia
Com a mediação do Sarau do Binho, a atividade convida pessoas idosas a se apresentarem artisticamente, tratando de assuntos relacionados ao preconceito etário.
Dia 16 de junho, sexta-feira, às 15h30 – Sesc Birigui
Dia 20 de junho, terça-feira às 15h – Sesc Santos
Dia 21 de junho, quarta-feira, às 14h – Sesc Piracicaba
Dia 22 de junho, quinta-feira, às 15h – Sesc Ipiranga
Dia 22 de junho, quinta-feira, às 19h30 – Sesc Pinheiros
Joga Junto – Tem idade para se divertir?
Atividade com Fabio Ota (ISGAME) sobre as relações entre envelhecimento, jogos e impactos do Idadismo.
Dia 15 de junho, quinta-feira, às 15h30 – Sesc Ribeirão Preto
Dia 16 de junho, sexta-feira, às 14h – Sesc Interlagos
Dia 17 de junho, sábado, às 10h30 – Sesc Santo André
Dia 21 de junho, quarta-feira, às 9h – Sesc Consolação
Dia 22 de junho, quinta-feira, às 14h – Sesc Campo Limpo
Acesso a um tempo que não tem fim – A perspectiva do Povo Xavante sobre envelhecer, idadismo e desumanidade
Para o Povo Xavante o tempo de vida não pode ser medido isoladamente, a partir da data de nascimento, e sim por meio de gerações. Angela Pappiani e Cris Ceschi contam histórias e experiências sobre como o Povo Xavante e outros povos tradicionais lidam com seus anciãos e com o processo de envelhecimento.
Dia 15 de junho, quinta-feira, às 15h30 – Sesc Registro
Dia 16 de junho, sexta-feira, às 15h – Sesc Vila Mariana
Dia 19 de junho, segunda-feira, às 9h – Sesc São Caetano
Dia 22 de junho, quinta-feira, às 14h30 – Sesc Belenzinho
Idadismo e os impactos na violência financeira contra a pessoa idosa
Por meio de um jogo de cartas, com exemplos de situações relacionadas ao etarismo e ao abuso financeiro e patrimonial, o público é convidado a refletir sobre os diversos preconceitos e violências, em diferentes âmbitos, que pessoas idosas enfrentam cotidianamente. Com a economista Stela Braguim.
Dia 20 de junho, terça-feira, às 16h30 – Sesc Presidente Prudente
Dia 21 de junho, quarta-feira, às 16h30 – Sesc Bauru
Dia 22 de junho, quinta-feira, às 14h – Sesc Araraquara
Caminhos de Violeta
Depois da perda do marido, Violeta vai para a casa de seus filhos levando tudo o que tem. Na estação de trem encontra Antonio Bento, um músico de rua e inventor que passa seus dias ali na estação. O encontro traz lembranças e recordações, dores e amores da vida de Violeta, em uma mistura poética de teatro de animação, artes plásticas, música e dança, criando sensações que buscam refletir sobre envelhecimento, longevidade e preconceitos relacionados à faixas etárias. Com a marionetista Daiane Baumgartner e o músico João Sobral.
Dia 17 de junho, sábado, às 14h30 – Sesc São José dos Campos
Dia 18 de junho, domingo, às 15h30 – CineSesc
Dia 19 de junho, segunda-feira, às 12h30 – Sesc Carmo
Dia 21 de junho, quarta-feira, às 17h – Sesc São Carlos
Estatuto da Pessoa Idosa e o Idadismo: Panoramas, medidas de proteção e aspectos sociais.
Bate-papo que coloca em perspectiva a trajetória do Estatuto da Pessoa Idosa ao longo dos seus 20 anos de existência e os aspectos específicos sobre o Idadismo e as medidas de proteção amparadas na lei e no Código Civil.
Com a promotora de justiça Juliana de Sousa Andrade, a professora Bibiana Graeff e a assistente social Paula Dias.
Dia 15 de junho, quinta-feira, às 19h – Sesc Jundiaí
Dia 17 de junho, sábado, às 15h – Sesc 24 de maio
Dia 20 de junho, terça-feira, às 19h – Sesc Sorocaba
Dia 21 de junho, quarta-feira, às 14h – Sesc Catanduva
Dia 22 de junho, quinta-feira, às 14h30 – Sesc Bom retiro